VOLTAR
  • Política

Vídeo: Mauá debate plano de reconstrução de áreas, diz Marcelo Oliveira  

Prefeito afirma que nesta sexta haverá reunião por videoconferência para tratar de situação de emergência

  • Mauá debate plano de reconstrução de áreas, diz Marcelo Oliveira.
    Foto: Divulgação  
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/03/2023
  • Compartilhar:

Prefeito afirma que nesta sexta haverá reunião por videoconferência para tratar de situação de emergência

Marcelo Oliveira

Mauá debate plano de reconstrução de áreas, diz Marcelo Oliveira. Foto: Divulgação

 

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, disse que a nesta sexta-feira (17/03) começará a discutir por meio de reunião por videoconferência um plano de execução de obras em áreas onde houve deslizamentos na cidade. Ele afirmou que nesta segunda-feira (13/03)  obteve a homologação dos governos estadual e federal da situação de emergência decretada pelo município em 22 de fevereiro, por conta do grande acumulado de chuva na cidade.

Segundo, o prefeito, essa validação é necessária para que seja dada continuidade às ações essenciais para a recuperação de áreas afetadas e prevenção de acidentes.

Muitas áreas deslizaram na cidade e houve registro de morte, feridos, além de acidentes envolvendo veículo.  Mauá registrou 710 mm de chuvas acumuladas, duas vezes e meia a mais do que o previsto inicialmente, que era de 284 mm.

Para falar sobre a gravidade da situação, pois as chuvas permanecem ocorrendo diariamente e apresentar parte das demandas, o prefeito Marcelo Oliveira se reuniu em Brasília nesta segunda-feira com Waldez Góes, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional.

O início dos trabalhos em conjunto deve ser realizado nesta sexta-feira, quando será feita videoconferência entre a Prefeitura, por meio do Comitê Permanente de Combate e Enfrentamento aos Efeitos Decorrentes das Chuvas, e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Governo Federal.

Mauá atendeu 125 famílias com auxílio emergencial financeiro para pessoas impactadas por desastres naturais. O atendimento inicial é por 6 meses, podendo ser prorrogado por  igual período. O benefício, que antes era de R$ 300, passou a ser de R$ 500, após aprovação de decreto do prefeito Marcelo Oliveira.

Para ter acesso, o morador de área considerada de risco deve solicitar a avaliação da Defesa Civil sobre as condições do imóvel. Caso seja interditado, com o termo em mãos, a pessoa deve comparecer ao CRAS mais próximo de sua casa, portando RG e CPF para atendimento e avaliação técnica, conforme previsto no decreto 9.129 de 28 de fevereiro de 2023.

A Prefeitura reforça a orientação para que, em caso de emergência, seja acionada a Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193) ou SAMU (192).

Veja vídeo do prefeito Marcelo Oliveira que fala sobre a homologação e também sua ida a Brasília: