VOLTAR
  • Cidades

Vídeo: Ladrões tentam invadir escola em Diadema, mas câmeras evitam furto

Viaturas foram acionadas e chegaram ao local, mas criminosos já haviam evadido do local

  • Ladrões tentam invadir escola em Diadema, mas câmeras evitam furto.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/05/2023
  • Compartilhar:

Viaturas foram acionadas e chegaram ao local, mas criminosos já haviam evadido do local

Três ladrões foram flagrados pelos GCMs da central integrada de videomonitoramento pulando dentro da Emeb Eva Maria, no Campanário; viaturas foram acionadas e chegaram ao local quando criminosos já haviam evadido do local, mas nada foi levado

Atuação preventiva é uma das importantes ferramentas para a segurança e a Central Integrada de Monitoramento de Diadema prova essa teoria. Na noite de sábado, dia 13 de maio, as câmeras de videomonitoramento flagraram três ladrões invadindo a Emeb Eva Maria, no Campanário, e a atuação rápida da Guarda Civil Municipal (GCM) evitou que a unidade fosse furtada.

Era por volta das 23 horas, quando as imagens em alta resolução da Central mostraram os criminosos pulando a grade que existe sobre o muro da escola. Imediatamente, duas viaturas foram acionadas e se dirigiram ao local. Quando chegaram na unidade escolar, os suspeitos já haviam se evadido. “Provavelmente notaram as luzes dos veículos e fugiram”, relatou o GCM subinspetor Alécio, coordenador da central.

 Ladrões tentam invadir escola em Diadema

Ladrões tentam invadir escola em Diadema, mas câmeras evitam furto. Foto: Divulgação

As equipes entraram na escola e encontraram um balde com peças de fogão e disjuntores, no mesmo local onde os suspeitos foram avistados pelas imagens da câmera de segurança. “Toda a área foi vistoriada, mas não havia mais ninguém no local. No dia seguinte, uma das vice-diretoras foi até o local e constatou que nada foi levado”, completou o coordenador.

A Central Integrada de Monitoramento de Diadema foi reinaugurada em dezembro de 2022. O local foi construído em 2006, durante o terceiro mandato do prefeito José de Filippi Junior. Abandonada e desmontada por outra gestão, a Central foi reequipada e voltou a funcionar, com ainda mais câmeras, e conta com 350 câmeras, que transmitem 24 horas por dia imagens em alta resolução.

“As câmeras ampliam a sensação de segurança da população, nos permite agir preventivamente, tem ajudado na solução de furtos. É um ganho enorme para os moradores”, avaliou o secretário de Segurança Cidadã, Benedito Mariano. “Essa parceria entre a Segurança Cidadã e a Secretaria de Educação dá mais tranquilidade para a comunidade escolar”, completou a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches.

Em fevereiro, as imagens das câmeras de videomonitoramento auxiliaram a polícia a prender um homem que roubou barras de ferro na Emeb Manoel Fiel Filho, no Taboão, enquanto a unidade passava por reforma. No início de maio, imagens também foram enviadas para a polícia para serem usadas em uma investigação de furto de material de construção na Emeb Florestan Fernandes, no bairro Eldorado.

bandido fugindo

Viaturas foram acionadas e chegaram ao local, mas criminosos já haviam evadido do local. Foto: Divulgação