VOLTAR
  • Cidades

Vídeo: Idosa de 90 anos é a última a ter alta do Hospital de Campanha de S.Caetano

Encerramento de atividades foi envolvido em muita emoção por parte dos funcionários que atuaram neste equipamento durante a pandemia

  • Idosa de 90 anos é a última a ter alta do Hospital de Campanha de S.Caetano.
    Foto: Divulgação/PSCS-Eric Romero
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 15/09/2021
  • Compartilhar:

Encerramento de atividades foi envolvido em muita emoção por parte dos funcionários que atuaram neste equipamento durante a pandemia

O encerramento das atividades do Hospital de campanha de São Caetano foi cercado de muita emoção, quando na tarde desta quarta-feira, às 16h30, dona Luisa Lopes Coutinho, de 90 anos, teve alta hospitalar. Poucos minutos antes outros dois pacientes (mãe e filho) também deixaram esse equipamento de saúde que teve seu funcionamento iniciado em 20 de março.

O prefeito Tite Campanella disse ter ficado emocionado e também com uma sensação de dever cumprido. Segundo ele, o Hospital de Campanha foi muito útil durante o agravamento da pandemia em março deste ano. “Durante quase seis meses o Hospital atendeu casos de baixa e média complexidades. E temos de fazer uma agradecimento especial a todos os profissionais da saúde que atuaram nesta pandemia”, afirmou.

Idosa de 90 anos é a última a ter alta do Hospital de Campanha de S.Caetano. Foto: Divulgação/PSCS-Eric Romero

O Hospital de Campanha tinha 48 leitos de Enfermaria e 30 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Desde a primeira quinzena de agosto o hospital não recebe mais novas internações.

O Hospital de Campanha garantiu o isolamento necessário dos pacientes infectados pelo coronavírus, configurando-se em uma estratégia fundamental para a contenção da disseminação do vírus e para o atendimento mais adequado às pessoas com covid-19. A Enfermaria funcionou no 4º andar do Hospital São Caetano, enquanto que o 3º andar ficou reservado para a UTI, regulada pelo Estado. Ao longo dos meses foram 329 internações em Enfermaria e 96 na UTI.

Nos meses em que a pandemia atingiu o estágio mais grave (março e abril), o hospital internou respectivamente 67 e 73 pessoas em Enfermaria (a UTI foi aberta em maio). Em agosto o número foi de 18 internações em Enfermaria e 20 em UTI.

“Durante a primeira quinzena deste mês de setembro, ficamos com quatro pacientes internados, sendo dois em Enfermaria (que terão alta nesta quarta) e dois em UTI, um deles já teve alta. Desde a segunda quinzena de junho observamos queda na taxa de ocupação de nossos hospitais. Ainda assim, vamos manter a estrutura do Complexo Hospitalar, que é robusta e atende bem nossa demanda atual com 48 leitos de Enfermaria e 50 de UTI”, afirma o secretário de Saúde, Danilo Sigolo.

Mais de 160 profissionais foram contratados para o Hospital de Campanha (médicos, enfermeiros, outros profissionais de saúde, recepcionistas, porteiros, seguranças e auxiliares de limpeza, entre outros). Todos capacitados a atuar nesta situação extraordinária.

Dona Elisa sai curada do Hospital de Campanha. Foto: Divulgação/PSCS-Eric Romero

O custo de manutenção do Hospital no último mês foi de cerca de R$ 2 milhões. O valor cobriu os custos de internações, serviços especializados, locação do parque de equipamentos, serviços técnicos laboratoriais e de diagnósticos, além da equipe de profissionais.

Com a sensação de dever cumprido, o médico coordenador do Hospital de Campanha, Arthur Felipe Rente, comemora o resultado de um trabalho bem feito junto com toda sua equipe. “Pegamos várias fases da pandemia, dos piores dias quando atingimos picos de internação, aos bons resultados com a queda de internações, reflexo do alto índice de população vacinada. Acompanhamos muitas pessoas que deixaram seus familiares com o rosto agoniado e a festa do reencontro. São dezenas de histórias de superação e a certeza do nosso dever cumprido de forma humana e parceira.”

Aberto pela primeira vez em 17 de abril de 2020, o Hospital de Campanha de São Caetano recebeu 193 pacientes (dos quais 190 se recuperaram) até 26 de agosto do ano passado, quando o funcionamento foi interrompido pela primeira vez em virtude da diminuição dos casos de covid-19 na cidade na época e a baixa taxa de ocupação.

Prefeito Tite Campanella ressaltou a questão da dedicação dos profissionais da Saúde. Foto: Divulgação/PSCS-Eric Romero