Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Política

Vídeo: Guto Volpi apresenta plano integrado de combate à violência nas escolas

Nestes primeiros meses de 2023 já foram registrados 30 casos de bullying nas  escolas contra 16 do ano passado; três menores foram apreendidos  

Gislayne Jacinto
Última atualização: 13/04/2023 18:51
Por Gislayne Jacinto
Publicado 13/04/2023
Compartilhar

Nestes primeiros meses de 2023 já foram registrados 30 casos de bullying nas  escolas contra 16 do ano passado; três menores foram apreendidos

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), reuniu nesta quinta-feira (06/04) gestores e profissionais da segurança e da educação para traçar novas estratégias de prevenção e combate à violência nas escolas e em seu entorno. Ações integradas entre as polícias Militar, Civil e Guarda Municipal, aperfeiçoamento dos sistemas de vigilância, com a criação de “botão do pânico” para unidades de ensino, e fortalecimento do programa APSE (Apoio Psicossocial Escolar) da Prefeitura estão na lista das medidas anunciadas.

Na última semana, três alunos menores foram apreendidos na cidade por conta de problemas das escolas. Nestes primeiros meses de 2023 já foram registrados 30 casos de bullying nas unidades escolares do município contra 16 do ano passado.

“O momento é delicado e preocupante. Os episódios de violência que costumamos a ver em outros países batem à porta de nossas cidades. Precisamos planejar e trabalhar pela segurança em nossas escolas, sem distinção entre as redes pública e privada. Isso a gente vai fazer de forma conjunta, humanizada, com diálogo e a modernização dos instrumentos utilizados”, observou o prefeito.

Guto Volpi
Guto Volpi apresenta plano integrado de combate à violência nas escolas. Foto: Divulgação/PRP

Utilizando como referência o Ana, aplicativo da GCM que agiliza o acionamento da guarda por mulheres que possuem Medida Protetiva, a Prefeitura já estuda a ampliação de parceria para que este tipo de tecnologia seja disponibilizado a gestores de unidades de ensino.

“Vamos levar a todas as nossas escolas e a iniciativa privada também pode por. O custo é baixo. Quando acionado, em uma situação de emergência, o dispositivo vai tocar direto nas polícias e essa é uma alternativa que estamos próximos de implantar”, destacou.

A intensificação de rondas policiais no entorno das escolas e o estudo já iniciado entre Educação e Segurança para avaliar quais medidas estruturais podem contribuir para a proteção das unidades fazem parte do pacote de ações. O governo liderado por Guto Volpi também anunciou a criação de comissões intersetoriais para o diálogo entre educadores das redes municipal, estadual e particular, sociedade civil – por meio de conselhos, secretarias de Saúde, de Assistência Social, e forças de segurança.

Junto às comunidades, em especial com alunos e profissionais, a escuta ativa e o acolhimento já realizados por meio do APSE serão reforçados com a contratação de mais psicólogos e assistente social. Criado em junho de 2021, o programa de Apoio Psicossocial Escolar já realizou 900 atendimentos. Em 2022, foram relatadas aos profissionais do APSE, entre outros casos, 18 situações de bullying. Somente entre fevereiro e março deste ano, já foram 30 relatos acolhidos.

Por meio da Secretaria de Educação da cidade, a Prefeitura ampliará, ainda, as ações voltadas à cultura de paz nas escolas, trabalho que envolverá os familiares dos estudantes, além de alunos e trabalhadores do setor.

Guto Volpi com Forças de Segurança
Em reunião com equipes de segurança e educação, Guto Volpi anunciou medidas para prevenção e combate à violência em escolas. Foto: Divulgação/PRP
Tags:Aidan Ravinalunosescolasguto volpiplanosegurança

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior ovos de páscoa Em S.Bernardo, campanha Páscoa Solidária arrecada 16 mil caixas de chocolates
Próximo artigo Orlando Morando, e os secretários de Educação e Segurança Urbana, Silvia Donnini e Coronel Carlos Alberto dos Santos. São Bernardo reforça segurança das escolas com presença da GCM
- Publicidade -

Últimas notícias

SBC terá tarifa zero no transporte, pontos de apoio a candidatos e segurança reforçada no ENEM
SBC terá tarifa zero no transporte, pontos de apoio a candidatos e segurança reforçada no ENEM
06/11/2025
Jornalista e ex-secretária de Comunicação assume o diretório municipal com foco em unir tradição e renovação para fortalecimento do MDB no Grande ABC
Thaís Santiago é a nova presidente do MDB de São Bernardo
06/11/2025
Em S.Bernardo, acidente na Caminho do Mar interdita acostamento e complica trânsito no sentido litoral
Em S.Bernardo, acidente na Caminho do Mar interdita acostamento e complica trânsito
06/11/2025
Homem com historio de agressões é preso por descumprimento de medida protetiva em Diadema
Homem com histórico de agressões é preso por descumprimento de medida protetiva em Diadema
06/11/2025
Ex-Deputado do PT Paulo Frateschi é morto pelo próprio filho em São Paulo
Ex-Deputado do PT Paulo Frateschi é morto pelo próprio filho em São Paulo
06/11/2025

Recomendadas

Gestão de São Bernardo tem aprovação do PPA 2026–2029 com ampla integração e participação popular
São BernardoPolítica

São Bernardo aprova PPA 2026–2029 com ampla integração e participação popular

06/11/2025
Gilvan inicia missão oficial em Barcelona com agendas sobre urbanismo, mobilidade e cidades inteligentes
Santo AndréPolítica

Gilvan inicia missão oficial em Barcelona com agendas sobre urbanismo e mobilidade

04/11/2025
Bacci Rebate Huck Após Declaração Polêmica Sobre Megaoperação no Rio
BrasilPolítica

Bacci rebate Huck após declaração polêmica sobre megaoperação no Rio

04/11/2025
Lula classifica Operação Contenção, no Rio de janeiro como "desastrosa": 'Matança'
BrasilPolítica

Lula classifica Operação Contenção, no Rio de janeiro como “desastrosa”: ‘Matança’

04/11/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?