VOLTAR
  • Política

Vídeo: Auricchio visita obra do Hospital Veterinário e anuncia pacote da causa animal

Prefeito de São Caetano encaminha aos vereadores vários projetos de lei, entre eles o que cria a Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal  

  • Prefeito de São Caetano encaminha aos vereadores vários projetos de lei, entre eles o que cria a Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 30/06/2022
  • Compartilhar:

Prefeito de São Caetano encaminha aos vereadores vários projetos de lei, entre eles o que cria a Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, encaminhou à Câmara nesta quinta-feira (30/06) um pacote de projetos que trata da causa animal, entre eles o que cria a subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal  vinculada à Secretaria de Saúde, comandada por Regina Maura Zetone.

As proposituras foram entregues ao presidente da Câmara, Tite Campanella, em cerimônia realizada na USCS (Universidade de São Caetano do Sul) e que contou com veterinários, deputados, entre eles Thiago Auricchio, secretários e vereadores. “O recesso da Câmara deve ser  levantado para a votação dos projetos”, disse o chefe do Executivo.

Antes da cerimônia, o prefeito visitou as obras do Hospital Veterinário que será entregue em agosto. Ele estava acompanhado do deputado Thiago Auricchio, autor da emenda de R$ 100 mil que viabilizou a construção do equipamento na cidade.

Auricchio anunciou também a criação da  Ubasa (Unidade de Básica de Saúde Animal) que deve ficar pronta em 45 dias. Além dessa unidade, os veterinários serão acoplados no Programa Saúde da Família. “É algo inédito no país”, afirmou.

Há também o projeto que cria o Programa Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal. O objetivo do programa é proteger a saúde dos animais, garantindo o bem-estar e prevenindo agravos à saúde pública e ao meio ambiente.

O prefeito também pediu autorização ao Legislativo para criar a subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal será vinculada à secretaria de Saúde. Entre as atribuições da subsecretaria, destacam-se executar o programa de proteção e bem-estar animal de forma integrada com a Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde; Desenvolver projetos de educação, conscientização e informação sobre guarda responsável; Desenvolver, coordenar e executar ações para controle da população de animais; Promover socialização e reabilitação comportamental de animais alojados, preparando-os para adoção; Realizar ações de incentivo a posse responsável e Realizar acompanhamento de animais adotados.

prefeito entrega pacote de projetos de lei

Prefeito de São Caetano encaminha aos vereadores vários projetos de lei, entre eles o que cria a Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal. Foto: Gislayne Jacinto

Saúde nos Bairros

O prefeito Auricchio, o deputado Thiago e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, também  acompanham nesta quinta-feira à noite o primeiro mutirão Saúde nos Bairros, do programa ProSaúde Fila Zero, que acontece na UBS Ângelo Antenor Zambom, no Bairro Boa Vista.

Entre quinta-feira (30/6) e sábado (02/07), serão realizadas mais de mil consultas em diversas especialidades, todas agendadas, respeitando a demanda reprimida do território. “Nessa quinta foram atendidas 400 pessoas de um total de 1.100 que passarão pela UBS até sábado”, disse Regina Maura.

Além dos consultórios na unidade, o espaço tem trailer de atendimento oftalmológico e odontológico. As especialidades são: cirurgia plástica, cardiologia, neurologia, ortopedia, dermatologia, otorrinolaringologia, urologia

Um mutirão em cada bairro também vai ajudar a zerar as filas nas unidades. Todas as consultas foram agendadas, somente para moradores do território.

A farmácia da UBS também funciona (durante os dias de mutirão) de quinta e sexta até 21h e sábado, das 8h às 12h (essa unidade funciona normalmente  de segunda a sexta, das 7h às 17h).

A primeira unidade atendida é a UBS Angelo Antenor Zambom, com demanda reprimida de 1,6 mil consultas. Segundo a secretária, como serão atendidas 1.100 nesse mutirão, as demais pessoas serão contempladas com a telemedicina.

prefeito, deputado e secretária da saúde de São Caetano

prefeito Auricchio, o deputado Thiago e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, também  acompanham nesta quinta-feira à noite o primeiro mutirão Saúde nos Bairros. Foto: Gislayne Jacinto