VOLTAR
  • Espaço Pet

Vídeo: Auricchio inaugura a 1ª Unidade Básica de Saúde Animal do ABCD

Para ter acesso aos serviços, os moradores deverão entrar em contato por telefone com a central, que fará uma triagem prévia encaminhando o pet para a Ubasa ou Hospital Veterinário

  • Auricchio inaugura a 1ª Unidade Básica de Saúde Animal do ABCD.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/05/2023
  • Compartilhar:

Para ter acesso aos serviços, os moradores deverão entrar em contato por telefone com a central, que fará uma triagem prévia encaminhando o pet para a Ubasa ou Hospital Veterinário

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, e a subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal, Alexandra Gimenez da Costa, inauguram neste domingo (21/05) a Ubasa (Unidade Básica de Saúde Animal), a primeira da região do ABCD.

De acordo com o prefeito, serão realizados atendimentos de baixa complexidade: consultas, medicações, fluidoterapia (aplicação de soro) e curativos.

A unidade irá gerar demanda para o Hospital Veterinário Universitário Municipal. Para ter acesso aos serviços, os moradores deverão entrar em contato por telefone com a central, que fará uma triagem prévia encaminhando o pet para a Ubasa ou Hospital Veterinário.

prefeito durante inauguração da Ubasa

Auricchio inaugura a 1ª Unidade Básica de Saúde Animal do ABCD. Foto: Divulgação

Como vai funcionar?

A Unidade Básica de Saúde Animal terá uma prestação gratuita de assistência Médico-Veterinária ambulatorial para cães e gatos domiciliados em São Caetano.

A Ubasa vai ser uma unidade reguladora e fará uma intermediação para que os animais possam ser encaminhados ao Hospital Veterinário (cães, gatos, pets não convencionais ou animais de grande porte).

Auricchio na inauguração da Ubasa

Inauguração de Unidade Básica de Saúde Animal contou com várias autoridades. Foto: Divulgação

Como vai funcionar o agendamento?

Os atendimentos serão agendados via telefone 4223-5455. Serão atendidos somente moradores de São Caetano que possuam cartão São Caetano e RGA (no caso de cães e gatos). Para pets não convencionais e grandes animais não existe o RGA.

O tutor ou o responsável maior de 18 anos que acompanhará o animal em consulta, deverá comparecer no dia e horário agendado portando seu cartão São Caetano e o RGA do animal (no caso de cães e gatos).

Apenas emergências serão atendidas sem agendamento. Para emergências o munícipe deverá ir direto até o Hospital Universitário.

Quais serviços serão prestados na Ubasa?

A Unidade Básica de Saúde Animal prestará atendimentos ambulatoriais de baixa complexidade, entre eles consultas de clínica geral para cães e gatos; curativos, aplicação de medicações.

Os atendimentos de média e alta complexidade serão encaminhados para o Hospital Veterinário  onde há atendimentos de Emergência, exames laboratoriais, raio-x e ultrassom; cirurgias de tecidos moles e oncológicas;

Onde ficam a Ubasa e o Hospital Veterinário?

Unidade Básica de Saúde Animal – Rua Matilde, 50 – Jardim São Caetano

 Hospital Universitário – Rua Pernambuco, 76 – centro.

Contato:

email:  saudeanimal@saocaetanodosul.sp.gov.br

telefone: 4223-5455