VOLTAR
  • Política

Vídeo: Auricchio aponta lentidão no PSDB ao definir estruturação partidária

Prefeito de São Caetano diz que dói fazer críticas que as eleições acabaram e não acontecer para mudar para diminuir a crise  

  • Auricchio aponta lentidão no PSDB ao definir estruturação partidária.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 15/04/2023
  • Compartilhar:

Prefeito de São Caetano diz que dói fazer críticas que as eleições acabaram e não acontecer para mudar para diminuir a crise

prefeito Auricchio

Auricchio aponta lentidão no PSDB ao definir estruturação partidária. Foto: Divulgação/PSCS

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, durante entrevista coletiva à imprensa nesta sexta-feira (14/04) apontou uma lentidão por parte do seu partido, o PSDB, em promover uma estruturação partidária. A sigla é comandada pelo governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite. O tesoureiro da legenda é Paulo Serra, prefeito de Santo André.

De acordo com Auricchio, o partido está em crise e reduziu suas bandadas nas duas últimas eleições. Segundo o tucano, alguns meses se passaram após o último pleito, mas uma falta de ação no partido tem preocupado os filiados. “Isso nos deixa angustiados”, afirmou.

Veja o que o prefeito respondeu sobre a situação do PSDB durante entrevista coletiva à imprensa.

Qual sua avaliação sobre a fase pela qual passa o PSDB?

 Auricchio -Primeiro eu quero dizer meu apreço, carinho e admiração que eu tenho pelo Partido da Social Democracia Brasileira, me custa muito e me dói muito ter que falar criticamente ao partido, mas a gente tem que ser condizente com a realidade que está evidente que o partido não passa por uma fase adequada. O partido vem diminuindo gradativamente, por duas eleições ele diminuiu severamente, nós estamos com uma das menores bancadas da Câmara dos Deputados e o que a gente precisa agora é, de fato, de uma estruturação partidária que almeje o futuro. No entanto, a gente não está vendo isso acontecer. Eu não estou aqui fazendo crítica, pelo amor de Deus , até por que eu não conheço o governador Eduardo Leite do ponto de vista pessoal, mas a gente sabe da índole, da disposição dele e da vontade que ele tem, porém eu acho que as vias não estão corretas. E isso, ainda que eu esteja equivocado na minha avaliação, o tempo está mostrando isso, pois nós já estamos há quanto tempo já dessas decisões? Três meses , quatro meses… E nada aconteceu… Então. isso traz esse vácuo intrapartidário que gera desconforto e insegurança muito grande e isso não é uma opinião isolado minha, eu tenho falado com o prefeito Duarte Nogueira, com o prefeito Orlando Morando e outros prefeitos importantes, inclusive, com o prefeito Paulo Serra que está na articulação desse processo que tem trazido uma tranquilização a esse tema, mas na realidade a gente está ainda muito angustiado com isso.

Prefeito, isso pode afetar as eleições do ano que vem nas articulações?

Auricchio – Eu entendo que  ainda dá tempo de se recuperar isso.

Qual seria esse tempo?

Auricchio – Eu acho que é o tempo de você imaginar, mas não somente a questão de tempo e sim de renovação dos diretórios nacional e estadual serem renovados.

Mas as convenções para definir os diretórios foram marcadas para o final do ano. O senhor acha que esse é o limite de tempo?

Auricchio – Esse é o limite. O ideal é que haja uma sinalização anterior a isso e que a gente possa abrir uma discussão prévia e analisar e debater temas. E, além disso, mostrar qual é a mensagem que nós queremos deixar para a sociedade com partido e aí sim as convenções consolidarem esse processo tirando com legitimidade uma executiva nacional, estadual e as municipais de fato avalizada pelas bases do partido.

E essa sinalização que vai definir se o senhor fica ou não no PSDB?

Auricchio – Muito possivelmente, mas é com muito carinho que a gente fala sobre o partido.