
A vereadora Ana Nice, do PT, assumiu interinamente a presidência da Câmara de São Bernardo, nesta sexta-feira (15/08), após o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo comunicar o Legislativo sobre o afastamento de Danilo Lima, investigado pela Polícia Federal, por suposto esquema de corrupção junto com o primo e prefeito afastado, Marcelo Lima, também afastado do cargo por um ano.
Além do prefeito e de Danilo o vereador Ary José de Oliveira (PRTB) também é aalgo da Operação deflagrada nesta quinta-feira (14/08).
Com o afastamento pela Justiça, a cidade é comandada pela vice-prefeita, Jéssica Cormick, do Avante, que é policial militar. Aos 38 anos, ela é sargento da Polícia Militar de São Paulo desde 2005. Ela se afastou da corporação no ano passado, ao ser convidada para ser vice na chapa dele.
Operação Estafeta foi deflagrada com o objetivo de desmantelar uma suposta organização criminosa que, segundo a Polícia Federal, atuava na administração pública de São Bernardo do Campo. Policiais federais cumpriram 20 mandados de busca e apreensão e duas prisões preventivas nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema. As medidas cautelares, expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, também incluem o afastamento de cargos públicos e o monitoramento eletrônico de investigados.
As investigações tiveram início em julho de 2025, após a apreensão de R$ 14 milhões em dinheiro vivo, entre reais e dólares, com um servidor público suspeito de integrar a organização.
Ver essa foto no Instagram