VOLTAR
  • Política

Vereador Gilberto Costa diz que César Oliva deve desculpas à presidente da Fuabc

Declaração de parlamentar ocorreu após Ministério Público arquivar denúncia de fura fila da vacinação

  • Autor do requerimento, vereador Gilberto Costa, afirma que intenção da CPI é apurar questão do ensino médio
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/06/2021
  • Compartilhar:

Declaração de parlamentar ocorreu após Ministério Público arquivar denúncia de fura fila da vacinação

gilberto costa

Vereador Gilberto Costa diz que César Olivia deve desculpas à presidente da Fuabc. Foto: Divulgação

Gilberto Costa, líder do prefeito Tite Campanella na Câmara de São Caetano, usou a tribuna da Casa na sessão desta terça-feira (15/06) para dizer que o vereador Cesar Oliva “deve desculpas a São Caetano e à presidente da Fundação do ABC, Adriana Berringer Stephan.  Ocorre que César tentou  aprovar requerimentos de informações e convocações sobre o caso de suposto fura fila da vacina na instituição. O caso foi arquivado na última semana pelo Conselho Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo.

De acordo com o MP, os funcionários relacionados na lista da denúncia enquadram-se na classe de ‘Trabalhadores da Saúde’ definidos tanto no Plano Nacional de Imunização quanto na complementação das orientações técnicas expedidas pela Coordenadoria-Geral do Programa Nacional de Imunizações, sejam por se tratar de profissionais da saúde ligados a atividade-fim (médicos, pesquisadores, enfermeiros, nutricionistas, etc), quanto as equipes da área de apoio (gerente, analista, comprador, auxiliar, administrativo, etc), lotados na Faculdade de Medicina do ABC e/ou Complexo de Saúde e Campus Universitário.

“O vereador César Oliva deve desculpas à população de São Caetano e também à presidente da Fundação, Adriana, que faz um trabalho sério e com lisura. O Ministério Público reconheceu que todos os procedimentos estiveram dentro da legalidade e, por isso, não houve irregularidade na vacinação”, afirmou Gilberto Costa.

“Infelizmente , o César Oliva fez um pré-julgamento. Caldo de galinha e prudência não faz mal para ninguém. É preciso ter reponsabilidade diante de algo tão sério”, disse Costa.

César Oliva disse que ao pedir apuração desempenhou seu papel de vereador de fiscalizar. “O Gilberto Costa deve aprender que não é meu líder, e não conduz meu mandato. Todas as minhas tentativas em investigar a FUABC foram derrubadas por ele e a base de governo, transformando nossa câmara em um instrumento inerte e ineficaz de fiscalização. Inclusive, a minha tentativa de convocar a presidente para explicar os fatos notórios foi derrubada pela base, que blindou a FUABC nesse escândalo até então não esclarecido”, afirmou.

O vereador acrescentou que a Câmara poderia ter feito seu papel  parelho ao do  MP. “Nunca pedirei desculpas por fazer o meu papel de fiscalizador, a Câmara poderia ter investigado independentemente do Ministério Público e poderia ter, de forma protagonista, ter esclarecido os fatos, e não ter se escondido ou blindado amigos do governo. Apenas quis cumprir meu papel, ao qual fui eleito, quem deve pedir desculpas é o Gilberto para a população, por ter impedido a câmara de fiscalizar”, disse o parlamentar ao citar outros trabalhos feitos por outros órgãos como MP e polícia.

usina de lixo

César Oliva disse que ao pedir apuração desempenhou seu papel de vereador de fiscalizar. Foto: Divulgação