VOLTAR
  • Política

Vereador de Sto.André diz que Vila da Luz dificulta acesso a hospitais em Sto.André

Eduardo Leite afirma ter sido procurado por moradores que reclamaram do congestionamentos na região  

  • Vereador de Sto.André diz que Vila da Luz dificulta acesso a hospitais em Santo André.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/12/2020
  • Compartilhar:

Eduardo Leite afirma ter sido procurado por moradores que reclamaram do congestionamentos na região

 

Vereador de Sto.André diz que Vila da Luz dificulta acesso a hospitais em Santo André. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

 

O vereador de Santo André Eduardo Leite (PT) protocolou na prefeitura  nesta sexta-feira (18/12) ofício no qual solicita ao prefeito Paulo Serra (PSDB) uma reavaliação do local onde foi instalada a Vila da Luz em comemoração ao Natal. De acordo com o parlamentar, moradores e pacientes e até profissionais da saúde têm relatado dificuldades em ter acesso aos três hospitais que existem próximos ao local (Mario Covas, Brasil e Cristóvão da Gama.

“Nos últimos dias recebemos relatos de munícipes reclamando sobre os problemas acarretados pela apresentação intitulada ´´Natal Drive Trhu´´, organizada pela prefeitura de Santo André. A estrutura instalada na avenida Professor Valdemar Mattei, que liga o Parque Central ao Shopping ABC, está localizada nas proximidades do Hospital Mario Covas, do Hospital Brasil e do Hospital Cristovão da Gama e o trânsito geral no local está dificultando sobremaneira a acesso de ambulâncias e veículos aos hospitais mencionados, principalmente durante a noite, quando as luzes de natal são acesas”, afirmou.

Outro problema, segundo o vereador,  é a aglomeração de pessoas que está se formando todos os dias, algumas até sem máscara.

“Neste momento em que a cidade atravessa uma pandemia, precisamos ter cuidado redobrado com iniciativas que possam aumentar os nossos problemas”, afirmou.

O parlamentar diz ser “louvável a intenção de celebrar o Natal”, contudo, solicita medidas urgentes para garantir o acesso rápido de ambulâncias e veículos aos hospitais. “Caso não haja outra forma, sugerimos a instalação da apresentação natalina em outro local”, afirmou.

De acordo com Eduardo Leite, essa Vila da Luz poderia ter sido colocada em outras localidades e citou o Parque Celso Daniel e a avenida Firestone.

A prefeitura nega que a Vila da Luz está causando problemas de acessos aos hospitais e emitiu uma nota oficial sobre o fato.

 Leia a íntegra:

“O ofício é inócuo e desinformado, uma vez que todas as rotas de ambulâncias e atendimentos foram repactuadas com os hospitais da região. Os atendimentos emergenciais não sofrerão qualquer interferência ou prejuízo. Vale ressaltar que a Vila de Luz é uma atração realizada no sistema drive-thru, sem que as pessoas precisem sair do carro para apreciar. Informamos ainda que há agentes de trânsito orientando o fluxo de veículos, bem como a fiscalização e orientação às pessoas para que não haja aglomerações e para que todos façam uso de máscara de proteção.

 Adicionalmente, há cinco carretinhas alocadas nos principais acessos à Vila de Natal, com orientações expressas “evitem a área”, “trânsito lento”, além da sugestão de “rotas alternativas” para aqueles que não têm a intenção visitar o túnel de luzes.

 Também foram instalados banners pedindo para que as pessoas não desçam dos veículos e que apenas apreciem de dentro dos seus carros. A saída do shopping também foi canalizada sentido São Bernardo, para não somar na rotatória de acesso à avenida Professor Valdemar Maytei.”

Vila de Luz 

A Prefeitura de Santo André inaugurou em 8 de dezembro a Vila de Luz, principal atração do Natal da cidade neste ano. A iniciativa faz parte de uma programação especial idealizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Santo André.

Dentro de um novo formato, em sistema drive-thru, a atração foi montada na avenida Professor Valdemar Mattei, próximo à entrada do Parque Central. Foram instalados túneis iluminados e decorados, que podem ser contemplados em trajeto, sem precisar sair do carro. O passeio pode ser realizado todas as noites até o dia 6 de janeiro, das 18h40 às 5h.

Foram colocadas cerca de 450 mil lâmpadas ao longo da via, com túneis nos dois sentidos, além de um urso iluminado, símbolo do Fundo Social, com três metros de altura.

Outras atrações – Santo André instalou, ainda, duas árvores de Natal com 30 metros de altura, uma na Praça 14 Bis, na Vila América, e outra na Praça Aníbal Guedes, na Vila Curuçá. O prédio da Prefeitura, no Paço Municipal, também ganhou iluminação especial.