VOLTAR
  • Política

Vereador de Sto.André diz que elevador quebrado no CHM põe pacientes em risco

Márcio Colombo foi acionado por moradores que se queixam de adiamento de cirurgias por conta dos equipamentos que apresentam constantes problemas no centro hospitalar

  • Vereador de Sto.André diz que elevador quebrado no CHM põe pacientes em risco. 
    Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 09/04/2022
  • Compartilhar:

Márcio Colombo foi acionado por moradores que se queixam de adiamento de cirurgias por conta dos equipamentos que apresentam constantes problemas no centro hospitalar

fachada do CHM

Vereador de Sto.André diz que elevador quebrado no CHM põe pacientes em risco.  Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

O vereador Márcio Colombo (PSDB) usou a tribuna da Câmara na sessão desta quinta-feira (07/04) para apontar eventuais riscos para pacientes por conta de problemas frequentes nos elevadores do CHM (Centro Hospitalar Municipal).

O parlamentar disse que foi acionado nesta quarta-feira (06/04) por uma paciente que teve cirurgia adiada devido aos elevadores que quebraram. Segundo relato, não tinha como ela ser conduzida até o Centro Cirúrgico.

“Fui até o o Centro Hospitalar Municipal (CHM) Dr. Newton da Costa Brandão e pude constatar muitos problemas com relação a manutenção dos elevadores lá existentes, o que tem impossibilitado o transporte de pacientes em situação de maca, de cadeira de rodas ou até mesmo idosos com dificuldades para locomoção”, afirmou o vereador.

Por conta disso, Márcio Colombo apresentou uma indicação e um requerimento  (ambos aprovados em plenário). Os documentos serão encaminhado ao prefeito Paulo Serra e fazem questionamentos sobre a manutenção dos equipamentos.  “Indicamos à Mesa, na forma regimental, seja oficiado ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, solicitando-lhe o urgente conserto dos elevadores existentes no Centro Hospitalar Municipal, bem como a disponibilização de equipe de manutenção diuturnamente, a fim de possibilitar a locomoção dos pacientes”, justifica na indicação.

Relatos

O vereador detalhou como ocorreu o problema com a paciente que não podia fazer a cirurgia por conta da locomoção.

“Tem dois casos que me chamaram atenção. O primeiro caso foi de uma  paciente que estava com um problema no joelho. Ela foi internada no dia 2, já com necessidade de cirurgia e ela só pode subir para o quarto 2 dias depois, porque não tinha elevador operante para levá-la para o quarto num pavimento superior. Quando ela chegou no quarto, foi colocada para jejum, pois quem vai passar por cirurgia faz jejum. Deu 18 horas e avisaram a ela que a cirurgia tinha teria de ser cancelada novamente porque o elevador estava quebrado de novo . Nesse momento, ela ficou em desespero e se pronunciou nas redes sociais e me marcou, e aí quando o eu li o caso eu achei um tremendo de um absurdo. A gente está falando de um hospital e cirurgia que no caso dela era no joelho, mas poderia ser algo mais grave. O que pode acontecer com o paciente você fica impossibilitado de passar por um procedimento cirúrgico devido a um elevador que não funciona. Então eu fui e acionei a Secretaria de Governo antes de ir para o hospital. Quando eu cheguei no hospital, a paciente já estava em o processo cirúrgico, porém eu constatei com os funcionários e com os pacientes que ficam no hospital de que os elevadores de fato são problemas e eles geram é adiamento de procedimentos todos os dias”, disse o vereador.

O parlamentar pediu ao governo a modernização dos elevadores e contratação de uma empresa para fazer manutenção.

“Questionei o governo qual é o modelo de manutenção, porque uma das informações que eu tive é de que, o elevador quando quebra, às vezes é consertado rápido, e, às vezes, não. Então, tem algum contrato vigente, qual que é o prazo fora do horário comercial, então para pegar detalhes desse contrato de manutenção. E uma outra para a substituição e   modernização do mesmo, já que é um elevador muito antigo, do início da década de 90 e, com o uso frequente, inclusive por pacientes com necessidade de cirurgia, a gente não pode ter nenhum risco de falha. Então a sugestão é que sejam atualizados, e que seja colocada uma tecnologia mais recente”, salientou Márcio Colombo.

márcio colombo

Márcio Colombo foi acionado por moradores que se queixam de adiamento de cirurgias por conta dos elevadores que apresentam constantes problemas. Foto: Divulgação

Prefeitura

A Prefeitura afirma que as manutenções são feitas, mas adiantou tem a intenção de trocar os elevadores.

Leia a íntegra da nota:

“Esclarecemos que as cirurgias são realizadas conforme programação ou gravidade dos casos, podendo ocorrer alterações em virtude da necessidade de atendimento às emergências cirúrgicas. Enquanto os procedimentos não ocorrem, os pacientes seguem devidamente assistidos pelas equipes médica e de enfermagem.

 A manutenção dos elevadores segue sendo realizada periodicamente e, nas ocorrências, os reparos são solicitados o mais breve possível. O processo de modernização do CHM está em andamento e está prevista a troca de todos os elevadores do hospital bem como a reforma de todos os andares.”