VOLTAR
  • Cidades

Veado-catingueiro é resgatado em Rio Grande e devolvido a seu habitat

Defesa Civil e funcionários do Meio Ambiente levaram o animal ao Instituto de Botânica, reserva florestal

  • Veado-catingueiro é resgatado em Rio Grande e devolvido a seu habitatd.
    Foto: Divulgação/PRGS
  • Por: Redação
  • Publicado em: 19/01/2019
  • Compartilhar:

Defesa Civil e funcionários do Meio Ambiente levaram o animal ao Instituto de Botânica, reserva florestal administrada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado

 

veado-catingueiro

Veado-catingueiro é resgatado em Rio Grande e devolvido a seu habitatd. Foto: Divulgação/PRGS

 

A Defesa Civil de Rio Grande da Serra, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, resgatou um veado-catingueiro no Município. O animal foi encontrado imobilizado, preso a uma cerca no localizada no Jardim Encantado, próximo ao limite com Santo André.

Após a apreensão, ele foi imediatamente encaminhando ao departamento de Zoonoses de Rio Grande da Serra, no Parque América, e lá ficou sob os cuidados do médico veterinário Dr. Paulo Sérgio Venerando, que realizou, primeiramente, a triagem no animal.

Além dos exames, que indicaram a boa saúde do veado-catingueiro, foi dado abrigo, alimentação adequada e os cuidados médicos necessários ao animal, como a remoção de carrapatos e aplicação de medicação.

Após contato com o Zoológico de São Bernardo, para onde normalmente são encaminhados animais silvestres apreendidos na região do ABC, e após a confirmação do bom estado de saúde do animal, houve o aconselhamento de que o veado-catingueiro fosse devolvido a seu habitat.

Nesta sexta-feira (18/01), a Defesa Civil e funcionários do Meio Ambiente levaram o animal ao Instituto de Botânica, reserva florestal administrada pela Secretaria do Meio ambiente do Estado de São Paulo, localizada em Santo André, onde ele foi solto. Para evitar o estresse durante o transporte, o animal foi vendado, além de ter recebido pelo veterinário um tranquilizante de curta duração. Minutos após a soltura, já havia acordado.