ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Variedades

Docente da USCS alerta sobre os riscos da hipertensão

Médico cardiologista e docente do curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), campus Bela Vista - São Paulo, prof. Henrique Lane Staniak, aponta que o crescimento da população de pacientes hipertensos se deve ao envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 15/05/2025 20:19
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 15/05/2025
Compartilhar
Docente da USCS alerta sobre os riscos da hipertensão
Docente da USCS alerta sobre os riscos da hipertensão. Foto: Divulgação

O dia mundial da hipertensão, 17 de maio, foi instituído com o objetivo de alertar a população para os riscos da doença, considerada silenciosa e perigosa, pois muitas pessoas que têm a condição só descobrem quando passam por eventos graves de saúde, como infartos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os anos de 1990 e 2019, o número de pessoas que vivem com hipertensão dobrou, passando de 650 milhões para 1,3 bilhão.

O médico cardiologista e docente do curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), campus Bela Vista – São Paulo, prof. Henrique Lane Staniak, aponta que o crescimento da população de pacientes hipertensos se deve ao envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida. Porém, o aumento de fatores de risco, como a obesidade (que tem relação direta com a ocorrência de pressão alta), têm feito esses números crescerem significativamente. Além disso, o sedentarismo e hábitos alimentares inadequados (consumo de produtos ultra processados e ricos em sódio) também são sérios agravantes da doença.

Ele explica que ações para prevenção da hipertensão incluem hábitos saudáveis de vida, como: exercício físico (150 minutos na semana), dieta DASH ( _Dietary Approaches to Stop Hypertension_ ) que é rica em potássio e pobre em sódio (com o consumo de legumes, vegetais e frutas e redução de açúcar, gordura e carnes vermelhas), além da limitação do uso de álcool e cessação do tabagismo.

Já o tratamento da hipertensão arterial deve ser multidisciplinar, com atuação de nutricionistas, orientando os melhores hábitos alimentares; e educadores físicos, orientando exercícios físicos, além do acompanhamento com um cardiologista. O docente explica que o médico deve, além de estimular modificações do estilo de vida, intervir com o uso de medicamentos quando necessário e afastar causas secundárias de hipertensão. “Inclusive, uma das causas negligenciadas, que devemos sempre buscar, é a possível presença de Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono, que também está correlacionada com o aumento do risco de hipertensão”, reforça.

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, da qual muitas pessoas só descobrem que têm a condição quando passam por eventos graves de saúde. Segundo o professor, a pressão alta lesa o endotélio dos vasos e se correlaciona com infarto, AVC e doença renal crônica, por isso é tão importante a prevenção e controle. Para esse controle, o cardiologista informa que a orientação é que os pacientes façam consultas de rotina com médicos da atenção primária para serem examinados e para que seja feito o rastreio de hipertensão com medida padronizada no consultório médico. Também é aceita a medida residencial da pressão arterial realizada pelo próprio paciente com três medidas no período da manhã e três no período da noite durante cinco dias consecutivos. Se a média dessas medidas de pressão for maior que 135/85 mmHg o paciente tem diagnóstico de hipertensão arterial e deve buscar um médico cardiologista. “Como a hipertensão arterial tem forte componente genético, pacientes com antecedentes familiares de hipertensão devem fazer este rastreio de forma mais periódica, especialmente após os 30 anos”, recomenda.

O docente explica sobre a importância da profissão e dos estudantes de medicina que, futuramente, buscam seguir a cardiologia: “A cardiologia é uma área fascinante que evolui com extrema rapidez e exige estudo e atualização constante. Ela permite acompanhar o paciente em todas as faixas etárias e engloba diversas áreas como: Ambiente ambulatorial, focando em prevenção cardiovascular atuando no controle de fatores de risco como HAS, diabetes e dislipidemia além do seguimento clínico das principais patologias cardíacas como doença arterial coronária, insuficiência cardíaca, valvopatia dentre outras; ⁠Ambiente de emergência e UTI, atuando nas situações de risco iminente de vida como infarto agudo do miocárdio, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca entre outras; ⁠Exames cardiológicos, como teste ergométrico, ecocardiografia, ressonância, tomografia e cintilografia cardíaca; ⁠Intervenção cardíaca, como cateterismo cardíaco tratamento estenose coronariana, valvopatias e cardiopatias congênitas; além de abordagem de arritmias cardíacas com estudo eletrofisiológico e ablação de arritmias além de implante e programação de marcapasso e CDI. A profissão exige muita dedicação e estudo, mas é uma área muito abrangente e fascinante”, finaliza.

Dr. Henrique Lane Staniak é doutor em Ciências Médicas, pelo InCor – HCFMUSP, médico cardiologista assistente da UTI do Hospital Universitário da USP e docente do curso de Medicina da USCS – campus Bela Vista – São Paulo.

Tags:alertadocentehipertensãoriscosUSCS

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Criminoso furta módulos de três motos em São Bernardo e câmera registra Criminoso furta módulos de três motos em São Bernardo e câmera registra
Próximo artigo Prefeitura de Mauá promove mutirão do currículo nesta sexta Prefeitura de Mauá promove mutirão do currículo nesta sexta

Últimas notícias

Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
04/12/2025
fachada do Carrefour da av. Maria Servidei Demarchi
Cliente morre após mal súbito, e Carrefour de São Bernardo do Campo fecha as portas
04/12/2025
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
04/12/2025
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
04/12/2025

Recomendadas

Formação de profissionais com competências essencialmente humanas ganha força diante do avanço da IA nas profissões
Variedades

Formação de profissionais com competências essencialmente humanas ganha força diante do avanço da IA nas profissões

04/12/2025
Consórcio ABC e IBGE promovem oficina técnica sobre dados das pessoas com deficiência
CidadesVariedades

Consórcio ABC e IBGE promovem oficina técnica sobre dados das pessoas com deficiência

26/11/2025
Procon Santo André orienta consumidores sobre compras na Black Friday
Santo AndréCidadesVariedades

Procon Santo André orienta consumidores sobre compras na Black Friday

25/11/2025
Billings é tema de trabalhos de alunos da Faculdade Municipal São Bernardo, que serão apresentados nesta segunda-feira
São BernardoVariedades

Billings é tema de trabalhos de alunos da Faculdade Municipal São Bernardo

25/11/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?