ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Variedades

Para minimizar impactos pós-pandemia S.Caetano leva apoio psicológico a escolas

Com o retorno das aulas presenciais, educadores se depararam com casos de alunos com dificuldades de aprendizado ou adoecidas psiquicamente por conta do isolamento

Gislayne Jacinto
Última atualização: 17/11/2022 21:38
Por Gislayne Jacinto
Publicado 23/09/2022
Compartilhar

Com o retorno das aulas presenciais, educadores se depararam com casos de alunos com dificuldades de aprendizado ou adoecidas psiquicamente por conta do isolamento

apoio psicológico nas escolas
Para minimizar impactos pós-pandemia S.Caetano leva apoio psicológico a escolas. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul iniciou em setembro o projeto Cuca Legal, em parceria com a Secretaria de Educação, com o objetivo de minimizar impactos do pós-pandemia. Uma equipe formada por seis psicólogos realiza ações de prevenção e promoção de saúde mental nas escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede.

O projeto é dividido em três fases: apresentação a todos os envolvidos da Educação, esclarecendo objetivos e metodologia de trabalho; diagnóstico com levantamento das principais demandas com coordenadores e gestores; e intervenções. Uma vez por semana o grupo se reúne para discussão de diagnósticos e planejamento de ações.

“O programa terá um importante impacto para a educação. Sabemos o quanto trabalhadores da educação e crianças sofrem no pós-pandemia. Por isso, a secretaria de Saúde viu a necessidade de fazer um programa para minimizar as consequências da pandemia. O prefeito José Auricchio Júnior teve um olhar macro para o pós-pandemia, que está tratando e amparando não apenas a saúde das pessoas, mas atendendo de forma diferenciada a área social, educação e outros setores”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Para a secretária de Educação Minéa Fratelli, esse projeto em parceria com a Saúde é essencial. “Pela escuta ativa desses psicólogos, que acontecerá com gestores e professores das escolas, será possível identificar quais são os desafios, tanto da Saúde quanto da Educação. Dessa forma, poderemos fazer um planejamento conjunto de ações de formação, de acolhimento e de diversificação de soluções para que tenhamos, de fato, um espaço saudável de aprendizagem tanto para professores quanto para estudantes. Por meio da escuta dos educadores, vamos entender quais são as necessidades de trabalho junto às crianças também”, destacou a secretária.

O projeto visa à inclusão de psicólogos nas escolas de Ensino Fundamental e Médio devido à necessidade de serviços de apoio nesses locais e das pesquisas que caminham na direção de produzir suportes mais adequados no pós-pandemia.

Levantamento feito pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Instituto Ayrton Senna, com 642 mil alunos, avaliou que dois a cada três estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio da rede estadual apresentam sintomas de depressão e ansiedade. “Os impactos também afetaram professores e educadores que precisaram se adequar rapidamente às demandas e dificuldades do ensino à distância. Com o retorno das aulas presenciais, professores se depararam com o cenário de crianças com dificuldades de aprendizado, adoecidas psiquicamente e com dificuldades de socialização, por falta de treino social imposto pelo isolamento”, finalizou a coordenadora da Saúde Mental, Flavia Ismael.

- Públicidade -
Tags:alunosapoio psicológicopós-pandemiaṕrofessores

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior 1ª Feira Literária de Ribeirão Pire 1ª Feira Literária de Ribeirão Pires acontece nesse final de semana
Próximo artigo praça pet no shopping Pet Friendly: Praça Pet é novidade no Shopping ABC, em Santo André

Últimas notícias

Gabigol - Santos
Bola do Paulistão é criticada por Gabigol: “Horrível”
22/01/2026
Matheus Bidu - Corinthians
“Árbitro nos prejudicou”, dispara Bidu
22/01/2026
Em dois anos e meio, a gestão municipal já entregou seis unidades de saúde novas ou revitalizadas, modernizando mais da metade da rede de Atenção Básica
Guto Volpi entrega USF Jardim Serrano, a 11ª unidade de saúde de Ribeirão Pires
22/01/2026
Santos Gabigol
Santos é salvo por Gabigol com gol de falta aos 49 no clássico com o Corinthians
22/01/2026
Caminhada pela Liberdade: Nikolas Ferreira cruza metade do percurso e atrai aliados na BR-040
Caminhada pela Liberdade: Nikolas Ferreira atinge 144 km do percurso de MG para Brasília e atrai aliados
22/01/2026

Recomendadas

Quase 30% dos alunos do 9º ano da rede municipal conquistam vaga em escolas técnicas de referência
Ribeirão PiresCidades

Quase 30% dos alunos do 9º ano da rede municipal de Ribeirão Pires vaga em escolas técnicas de referência

22/01/2026
Pela primeira vez, Diadema entregará uniformes escolares no início do ano letivo
DiademaCidades

Pela primeira vez, Diadema entregará uniformes escolares no início do ano letivo

16/01/2026
Academia Braskem é lançada para todo o Brasil
Variedades

Academia Braskem é lançada para todo o Brasil

15/01/2026
Pedagoga toma posse em concurso de professora vestida de noiva em Roraima
BrasilVariedades

Professora toma posse em concurso vestida de noiva em Roraima

12/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?