ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Variedades

Prefeitura resgata filhote de Coruja do Mato em Santo André

Animal foi encaminhado ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres no Parque Ecológico do Tietê

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 27/12/2019 20:05
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 27/12/2019
Compartilhar

Animal foi encaminhado ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres no Parque Ecológico do Tietê

 

Coruja do Mato foi encaminhada ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres no Parque Ecológico do Tietê. Foto: Divulgação/PSA

Santo André, 27 de dezembro de 2019 – A Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, recebeu nesta quinta-feira (26) um filhote de coruja, que foi resgatado no bairro Jardim Las Vegas, em Santo André. O animal da espécie megascops choliba, mais conhecido como Coruja do Mato, foi encontrado no chão por moradores da região na noite de Natal e levado para a Secretaria de Meio Ambiente no dia seguinte. O filhote foi alimentado e receberá os cuidados necessários para a sua recuperação.

 

“Nossa cidade possui em seu território áreas preservadas de Floresta Atlântica, gerando água e biodiversidade para toda macrometrópole paulista. Cuidar desses animais é um dever fundamental dessa gestão”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

 

Segundo a agente ambiental, Edilene Vieira Fazza, a coruja foi levada para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres, localizado no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, e lá receberá cuidados específicos, antes de ser reinserida na natureza. “Esse filhote aprenderá a se alimentar e voar, posteriormente poderá ser reintroduzida na Mata Atlântica, seu habitat natural”, comentou.

 

O Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Gerência de Planejamento, Licenciamento e Controle Ambiental, realizam resgates de animais silvestres. Em 2019, foram resgatados 73 animais, sendo que 34 animais foram resgatados ao longo da Macrozona de Proteção Ambiental e na outra metade do município, área urbana, foram resgatados 39 animais silvestres. As espécies resgatadas são as mais variadas possíveis, entre elas: gambás, cobras, lagartos, diversos tipos de aves como Coruja, Gavião, Urubú, Sabiá, Tucano e a exuberante Arara Canindé.

 

“Os andreenses são fundamentais nesse trabalho, quando acionam nossa equipe são orientados e podemos realizar o manejo correto dos animais silvestres”, pontuou o diretor de Proteção e Bem estar Animal, José Henrique Mioto.

 

De acordo com a Lei Federal 9.605/98, manter animais de espécies da fauna silvestre sem permissão, autorização ou licença da autoridade competente, concedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), implica na prática de crime ambiental.

 

Quem vê ou encontra um animal silvestre perdido ou ferido deve entrar em contato com o Semasa, pela Central de Atendimento nos telefones 115 ou 0800-4848115, pelo Facebook da autarquia, ou ainda fazer a denúncia por meio da GCM (Guarda Civil Municipal), no telefone 4428-1700, ou na Secretaria de Meio Ambiente através do telefone 4433-1958. Maltratar animais é crime ambiental previsto pela Lei Federal 9.605/98 e pode acarretar em multa e detenção, quando identificado o infrator.

- Públicidade -
Tags:animais silvestrescoruja do matoprefeituraresgatesanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Em S.Bernardo, duplicação do viaduto Tereza Delta está com 60% das obras concluídas
Próximo artigo Diadema fará busca ativa em moradores com sintomas de hanseníase

Últimas notícias

Recomendadas

São BernardoCidades

Prefeitura de São Bernardo lança Programa Educa Mais Saúde com bolsas gratuitas de Medicina

19/01/2026
Santo André realiza obras noturnas de modernização na Rua Siqueira Campos
Santo AndréCidades

Santo André realiza obras noturnas de modernização na Rua Siqueira Campos

18/01/2026
Saúde em Movimento inicia 2026 com ações itinerantes em parques e escolas de Santo André
Santo AndréCidades

Saúde em Movimento inicia 2026 com ações itinerantes em parques e escolas de Santo André

18/01/2026
Santo André leva asfalto do programa Rua Nova ao Jardim Itapoan
Santo AndréCidades

Santo André leva asfalto do programa Rua Nova ao Jardim Itapoan

18/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?