25 de junho de 2021

Vacinação contra covid imuniza 711 educadores de Diadema neste sábado

Mais visitadas

Força-tarefa foi montada no Quarteirão da Saúde para aplicação da 2ª dose

Vacinação contra covid imuniza 711 educadores de Diadema neste sábado. Foto: Divulgação/PDA-Tatiana Ferreira

Em ação realizada neste sábado (15/05), a Prefeitura de Diadema retomou a vacinação da segunda dose contra a covid-19 nos profissionais da educação com 47 anos ou mais. A vacinação ocorreu exclusivamente no Quarteirão da Saúde e contou com uma força-tarefa da equipe da Vigilância à Saúde, Atenção Básica e Quarteirão da Saúde.

Foram montadas cinco salas de vacinação, com 13 digitadores, 6 aplicadores e mais os profissionais organizadores de fluxo e apoio na organização. A ação contou com apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Segundo dados da Secretaria de Saúde, foram vacinados 711 profissionais da educação neste sábado.

Maria do Socorro Costa, cozinheira no Espaço Solidário, foi uma das vacinadas. “É uma emoção que não dá para descrever em palavras. É o sonho da gente e o que desejamos para todas as pessoas, para que nossa vida volte ao normal. É um momento de muita gratidão.”

Mariangela Zandonazi, secretária escolar do Centro Educacional de Diadema, diz que esse “é um momento muito feliz”. “Não vejo a hora de poder voltar para a escola. Hoje vai ser um dia de comemoração. Pena que ainda não pode dar um abraço, que está fazendo muita falta, mas a gente precisa voltar com segurança.”

Franciele Finfa da Silva, coordenadora da Vigilância à Saúde, lembra que as demais pessoas que precisam da segunda dose da Coronavac (idoso ou trabalhador da saúde) devem aguardar que, a partir de segunda-feira (17), cada UBS irá fazer contato “para realizar o agendamento concentrado, para maximizar a aplicação das doses disponíveis”.

Para Maria Luiza Malatesta, coordenadora da Atenção Básica, a bem-sucedida ação deste sábado reforça a importância das parcerias. “Hoje, nesta ação de vacinação dos trabalhadores da educação, estão juntos a Vigilância, o Quarteirão da Saúde e a Atenção Básica, o que demonstra o nosso esforço  nessa importante ação de combate à Pandemia.”

Para os trabalhadores da educação e da saúde que ainda não se vacinaram, a Secretaria de Saúde irá realizar nova programação da segunda dose, ainda sem data definida.

VEJA O CALENDÁRIO DA VACINAÇÃO NAS PRÓXIMAS ETAPAS:

– D2 dos idosos: acontecerá a partir de segunda-feira (17), nas UBS e postos de vacinação, mediante agendamento prévio. Cada UBS fará contato para realizar o agendamento.

Documentos necessários: documento pessoal com foto e CPF, carteirinha de vacinação Covid-19 e o comprovante de residência de Diadema.

– D1 das gestantes com comorbidades (a partir de 18 anos em qualquer idade gestacional) e puérperas com comorbidades (a partir dos 18 anos e até com 45 dias após o parto): acontecerá a partir de segunda-feira (17), nas UBS e postos de vacinação, mediante agendamento prévio. Cada UBS fará contato para realizar o agendamento.

Documentos necessários: documento pessoal com foto e CPF e Comprovante de residência ou carteirinha da UBS. Será obrigatória a apresentação de documento comprobatório da comorbidade por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica.

As gestantes elegíveis para vacinação, neste momento, são aquelas que apresentam alguma comorbidade, portanto, além do comprovante de acompanhamento pré-natal ou laudo médico comprovando a gestação, devem apresentar, também, um relatório ou receita médica que comprove a comorbidade. A vacina pode ser administrada em qualquer período gestacional.

As puérperas, ou seja, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, também devem comprovar a comorbidade com relatório médico ou receita, e podem utilizar para comprovar seu puerpério a declaração de nascimento da criança ou o relatório de alta hospitalar da maternidade.

 AstraZeneca

A vacinação de primeira dose da vacina do laboratório AstraZeneca continua acontecendo diariamente nas UBS e postos de vacinação contra a Covid-19 para os seguintes grupos:

– Pessoas com deficiência permanente (BPC) (50 a 54 anos): desde 14 de maio

– Pessoas com comorbidades previstas pelo Ministério da Saúde (50 a 54 anos):  desde 14 de maio

– Motoristas e cobradores de ônibus: a partir de 18 de maio

– Pessoas com deficiência permanente (BPC) (45 a 49 anos): a partir de 21 de maio

– Pessoas com comorbidades (45 a 49 anos): a partir de 21 de maio

Diferentemente de outros municípios, Diadema optou por facilitar ao acesso e não realizar agendamento para esse grupo. Basta o morador procurar o posto de vacinação, das 8h30 às 16h, para tomar a vacina, levando todos os documentos necessários (documento com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS/carteirinha da UBS. Lembrando que é obrigatória a apresentação de documento comprobatório da comorbidade por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica).

Saiba quais são as comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

  • Doenças Cardiovasculares
  • Insuficiência cardíaca (IC)
  • Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
  • Cardiopatia hipertensiva
  • Síndromes coronarianas
  • Valvopatias
  • Miocardiopatias e Pericardiopatias
  • Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
  • Arritmias cardíacas
  • Cardiopatias congênitas no adulto
  • Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
  • Diabetes mellitus
  • Pneumopatias crônicas graves
  • Hipertensão arterial resistente (HAR)
  • Hipertensão arterial – estágio 3
  • Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
  • Doença Cerebrovascular
  • Doença renal crônica
  • Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer)
  • Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
  • Obesidade mórbida
  • Cirrose hepática

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações