No dia 30/9, das 10h às 14h, a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) promove a 2ª edição do USCS Comunidade. O programa visa prestar atendimentos à população de São Caetano do Sul, em diferentes bairros, levando conhecimentos e serviços que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento pessoal e profissional dos munícipes. Nesta edição, a USCS atuará no bairro Fundação (EMEF Senador Flaquer, localizada na rua Heloisa Pamplona, 180 – Bairro Fundação, São Caetano do Sul).
“Além dos serviços que a USCS já presta junto à comunidade, avançamos ainda mais com o programa USCS Comunidade, que chega à sua segunda edição no bairro que representa o berço dos fundadores da cidade de São Caetano do Sul. Com esse programa, buscamos percorrer todos os bairros da cidade, levando informações e serviços à população a partir dos cursos da Universidade nas mais diversas áreas”, afirma o reitor da USCS, Leandro Prearo.
Dentre os serviços prestados nesta edição estão: atendimento jurídico, orientação a empreendedores, micro e pequenos empresários sobre seus negócios; orientações sobre pequenas reformas em residências e sobre conserto de utensílios e equipamentos domésticos; – oficinas de leitura, raciocínio lógico e educação financeira; conscientização sobre coleta seletiva de lixo e descarte e recuperação de equipamentos de informática e telecomunicações; além de atividades integradas em saúde, voltadas à prevenção de doenças crônicas (promovidas pelos cursos de biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia e psicologia.
Para a prestação dos serviços, está prevista a participação de 150 pessoas, entre professores e estudantes da Universidade. Na última edição, foram atendidos cerca de 300 munícipes.
O bairro Fundação foi o primeiro núcleo colonial dos imigrantes italianos, e cresceu ao redor da Igreja São Caetano, a Matriz Velha da cidade. O bairro situa-se no limite de São Caetano com o bairro de Vila Prudente, na Capital, entre o Rio Tamanduateí e a Estrada de Ferro, que praticamente o separa da área central do município.
Em 15/12/1950, o então prefeito, Ângelo Raphael Pellegrino, sancionou a lei nº 135, que deu o nome Fundação ao então Bairro da Ponte, antiga denominação do local.
USCS Comunidade – Bairro Fundação
Quando: sábado (30/9), das 10h às 14h.
Onde: EMEF Senador Flaquer, localizada na rua Heloisa Pamplona, 180 – Bairro Fundação, São Caetano do Sul).
Com trajeto da Rua Tiradentes ao Centro, Linha de ônibus 02A entra em operação na…
Domingo no Pedroso integra calendário comemorativo do aniversário de Santo André
Confira as atrações gratuitas da Estância para este fim de semana em Ribeirão Pires
Cerca de 40 pets, entre cães e gatos, já vacinados, vermifugados e castrados, estarão prontos…
Linhas municipais e intermunicipais de ônibus terão trajetos alterados durante a realização da maratona, que…
Gilvan reforçou que a iniciativa busca garantir uma execução mais viável dos precatórios por parte…