USCS entra na fase final de recrutamento para a CoronaVac

Mais visitadas

Com apoio da Fundação do ABC, Universidade Municipal de São Caetano do Sul já vacinou centenas de profissionais da Saúde sem nenhum efeito colateral importante

Universidade Municipal de São Caetano do Sul ajuda testar a vacina contra a Covid-19. Foto: Divulgação

 

A USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) acaba de entrar na fase final de recrutamento para os testes com a CoronaVac, a vacina contra o novo coronavírus. Profissionais da Saúde interessados em participar como voluntários podem se candidatar somente até 30 de setembro. A pesquisa é fruto de convênio inédito entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech, e prevê a produção e testes da vacina contra a Covid-19 – uma das mais promissoras em todo o mundo e que tem a USCS como um dos centros de pesquisa credenciados.

O estudo encontra-se na fase final e prevê a testagem total de 9 mil profissionais da Saúde que trabalham no atendimento a pacientes com Covid-19. Os voluntários devem ter mais de 18 anos e não podem ter sido infectados pelo novo coronavírus, tampouco participar de outros estudos.

“Já vacinamos centenas de voluntários e estamos na fase final do recrutamento. A adesão dos profissionais que atuam na assistência na região do ABC tem sido muito boa e estamos confiantes de que atingiremos nossa meta para a adequada análise dos resultados”, informa o médico infectologista e professor da USCS, Dr. Fábio Leal, ao confirmar que não houve nenhum efeito colateral importante nos profissionais imunizados com a CoronaVac.

Interessados em participar como voluntários dos testes com a CoronaVac podem obter mais informações e se inscrever no site https://coronauscs.org.

APOIO DA FUABC

Desde meados de agosto, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul conta com a parceria da Fundação do ABC para divulgação dos testes com a vacina. A FUABC está entre as maiores empregadoras do País na área da Saúde, com 25 mil funcionários diretos – grande parte na linha de frente do combate à Covid-19. A entidade foi escolhida pela USCS justamente pelo grande número de colaboradores que atuam na assistência e pelos diversos serviços de saúde que administra. Hoje está à frente de várias unidades públicas, entre as quais 16 hospitais, 4 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC e da Central de Convênios, que gerencia dezenas de unidades na Atenção Básica, rede de Urgência e Emergência, Saúde Mental, entre outras.

ACORDO INTERNACIONAL

Em 11 de junho, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science para testes clínicos e produção de vacina CoronaVac, em estágio avançado de desenvolvimento. O acordo prevê testagem em cerca de 9 mil voluntários no Brasil e fornecimento de doses até junho de 2021, caso a imunização se prove eficaz e segura.

Se a vacina for aprovada, Sinovac e Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia para produção em escala industrial e fornecimento gratuito à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A fase 1 (inicial) consistiu em testes preliminares realizados na China, em adultos, que foram monitorados de perto para avaliar segurança. A fase 2 (ampliada), também em território chinês, contou com 600 voluntários e testou a segurança de forma mais detalhada, assim como a resposta imune dos participantes. A fase 3 (final) é a atual, em que a USCS participa como Centro de Pesquisa parceiro do Instituto Butantan para testagem de voluntários, a fim de verificar a segurança e a eficácia da vacina na proteção contra a doença.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações