VOLTAR
  • Cidades
  • São Bernardo

Urubus são atraídos por grande quantidade de peixes que morreram na Billings

Reportagem  esteve no local e constatou que o mau cheiro é insuportável, gerando incômodo para quem vive ou passa pelas redondezas 

  • Urubus são atraídos por grande quantidade de peixes que morreram na Billings
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 10/09/2024
  • Compartilhar:

Reportagem  esteve no local e constatou que o mau cheiro é insuportável, gerando incômodo para quem vive ou passa pelas redondezas

urubus

Urubus são atraídos por grande quantidade de peixes que morreram na Billings

A mortandade de peixes na Represa Billings, em São Bernardo, está cada vez mais grave e tem atraído um grande número de urubus para a região. O repórter Israel Pereira esteve no local e constatou que o mau cheiro é insuportável, gerando incômodo para quem vive ou passa pelas redondezas.

Apesar das garantias da Sabesp de que o abastecimento de água segue dentro dos padrões de qualidade, moradores estão apreensivos com o aumento de peixes mortos e cobram uma solução rápida para o problema.

A Sabesp informou que o sistema de abastecimento de água do Rio Grande opera normalmente, sem interrupções no processo de tratamento, e que realiza monitoramentos diários para garantir a qualidade da água. A Companhia acionou a Cetesb para investigar as causas das mortes, mas a EMAE, responsável pela represa, ainda não se manifestou.

A Cetesb enviou técnicos ao local para coletar amostras da água e analisar a situação. Quanto ao forte odor, foi recomendado que os gestores da região providenciem o recolhimento dos peixes mortos.

Nosso canal está acompanhando o caso e seguirá trazendo atualizações.

NOTA DA SABESP:

A Sabesp informa que o sistema de abastecimento de água Rio Grande opera normalmente e sem interrupções no processo de tratamento da água. Vale destacar que a captação é feita no braço Rio Grande da Represa Billings, e a Sabesp realiza constantes monitoramentos, desde o manancial à distribuição. As análises e controle de qualidade são realizados diariamente para atender os padrões de potabilidade exigidos pelos órgãos de saúde e vigilância sanitária. A Companhia acionou a Cetesb para acompanhar a situação.

NOTA DA CETESB (10/09/2024): Técnicos da Cetesb realizaram coleta, com o objetivo de verificar as características das águas, e entender a razão da mortandade de peixes. Quanto ao forte odor, foi recomendado aos gestores locais o recolhimento dos peixes mortos.