VOLTAR
  • Cidades

Unidade de Saúde Vila Palmares, em Sto.André, será Clínica da Família

Última reforma no equipamento foi feita em 2007; capacidade de atendimento e horário de funcionamento serão ampliados quando as intervenções forem concluídas

  • Unidade de Saúde Vila Palmares, em Santo André, será modernizada e transformada em Clínica da Família.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Redação
  • Publicado em: 30/11/2019
  • Compartilhar:

Última reforma no equipamento foi feita em 2007; capacidade de atendimento e horário de funcionamento serão ampliados quando as intervenções forem concluídas

 

Unidade de Saúde Vila Palmares, em Santo André, será modernizada e transformada em Clínica da Família. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

 

A Unidade de Saúde Vila Palmares, localizada na Praça Áurea, em Santo André, passará por obras de revitalização e modernização para ser transformada em Clínica da Família. A ordem de serviço para início da reforma foi assinada pelo prefeito Paulo Serra neste sábado (30). As intervenções contarão com investimento de R$ 850 mil. Dentre as obras, serão realizadas revisões na estrutura elétrica, hidráulica , cobertura, piso, portas, janelas, além de informatização. O atendimento, que é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, não precisará ser interrompido.

A Unidade de Saúde Vila Palmares é uma unidade mista, ou seja, além de contar com equipes de uma unidade tradicional , composta por clínico geral, pediatra, ginecologista e dentista, conta ainda com equipes de Estratégia Saúde da Família, composta por médico generalista, enfermeiro, técnicos em enfermagem, além dos agentes comunitários de saúde.

Mensalmente são realizados cerca de 8 mil atendimentos e, após a revitalização, a unidade terá capacidade para realizar 12 mil atendimentos por mês. Quando a modernização for concluída, a unidade vai ampliar o horário de funcionamento, que passará a ser de segunda a sexta, das 7h às 21h.

“A última reforma nessa unidade foi em 2007, sem manutenção após isso. Vamos pular de duas para três equipes da família, aumentando o horário de funcionamento, além de ampliar o atendimento odontológico. Santo André é uma das cidades que mais investem em saúde no país e assim seguiremos”, afirmou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.

Histórico

A reforma da Unidade de Saúde Vila Palmares marca mais um avanço do Qualisaúde, programa que está modernizando a rede de saúde pública em Santo André. Neste ano foram entregues à população a UPA Perimetral, Policlínica e Clínica da Família Humaitá e o Reabilita, que é um Centro Especializado em Reabilitação voltado a pacientes com deficiência física, visual, intelectual e auditiva.

Além disso, ainda foram retomadas em 2019 as obras das Clínicas da Família do Jardim Alzira Franco e do Cruzado, e iniciadas as obras da Clínica da Família Parque Miami, da UPA Infantil Faisa e de modernização do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão.

Em 2018, a Prefeitura inaugurou a UPA Bangu, UPA Jardim Santo André, Clínica da Família Jardim Cipreste, Policlínica Campestre, Policlínica Jardim Bom Pastor, Centro Médico de Especialidades Xavier de Toledo, Policlínica Parque Novo Oratório, Centro Médico de Especialidades Referência em Infectologia, Centro de Distribuição de Medicamentos, Centro de Diagnósticos do CHM e o Complexo Regulador Municipal, responsável pela gestão das vagas por consultas e exames da rede.

“A grama mais verde nasce aqui em Santo André e não no vizinho. Temos orgulho do trabalho feito para e pela nossa gente. Esta unidade entrará no processo de modernização que estamos levando para toda a cidade, do atendimento à parte técnica. Mais um equipamento que será modernizado dentro dos padrões do Qualisaúde”, afirmou o prefeito Paulo Serra.