VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Único borboletário da Região atrai milhares de pessoas em Diadema

Visitante pode observar a formação de borboletas, bem como seus vôos rumo às plantas


  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/04/2018
  • Compartilhar:

Visitante pode observar a formação de borboletas, bem como seus vôos rumo às plantas

Borboletas encantam visitantes do Jardim Botânico de Diadema. Foto: Divulgação/PDDA

 

O Borboletário Tropical Laerte Brittes de Oliveira, situado em Diadema, é o único da Região e tem se tornado uma boa opção para apaixonados pela natureza e pelos animais. Localizado dentro do Jardim Botânico e revitalizado em 2015, o espaço tem atraído milhares de visitantes por mês.

O visitante pode observar desde a formação de borboletas e também seus vôos até as plantas existentes nesta área verde de Diadema. As cenas são encantadoras.

O Borbletario foi inaugurado em 2005 para dar uma contribuição ao processo de educação ambiental implementado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de promover a conservação de espécies típicas da Mata Atlântica.

 

Borboletário inaugurado em 2005 tem várias espécies. Foto: Divulgação-PMDDA

O viveiro de borboletas tem 200 m². Nele, há insetos adultos de três espécies: a Caligo illioneus (Olho de Coruja); a Ascia monuste (Borboleta-da-couve); e Methona themisto (Borboleta do Manacá). Os ovos, lagartas e os casulos permanecem em um berçário junto ao viveiro.

O Borboletário conta com 30 trinta espécies de plantas que são utilizadas para o deposito de ovos, abrigo e também de alimento para as borboletas, que possuem um papel relevante na manutenção dos ecossistemas, pois ajudam no crescimento da biodiversidade por conta da interação com as plantas, principalmente ao dispersar as sementes.

Além do Borboletário, o visitante pode conhecer dentro do Jardim Botânico de Diadema dez trilhas, sendo que uma delas tem até ocas para que os monitores abordem as questões indígenas como tema. Durante a visita também são passadas informações sobre os diversos tipos de plantas que existem no local situado em uma área de 26 mil m². Entre as espécies estão o pau-brasil, paineira, jacarandá, palmeira juçara, angico, urucum e jatobá.

Serviço

Horário de visita – de terça a sexta, das 9h às 15h

Endereço – Rua Ipitá, 193 – Jardim Inamar

Tel.: 4059-7600 ou 4059-7619

Email: educ.ambiental@diadema.sp.gov.br