ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Santo André

UFABC quer assumir prédio do Moinho São Jorge na avenida dos Estados

Interesse da universidade atende a um plano de expansão para as áreas de saúde, artes, tecnologia e prevê a formação de uma cidade universitária

Juliana Finardi
Última atualização: 02/10/2025 20:22
Por Juliana Finardi - Repórter
Publicado 02/10/2025
Compartilhar
UFABC quer assumir prédio do Moinho São Jorge na avenida dos Estados
UFABC quer assumir prédio do Moinho São Jorge na avenida dos Estados. Foto: Reprodução/Google

A UFABC (Universidade Federal do ABC) está interessada no prédio de 25 mil metros quadrados (cerca de 90 mil metros de área construída) do histórico Moinho São Jorge, em Santo André. Localizado na avenida dos Estados, bem próximo ao campus principal da universidade, que fica do outro lado da avenida, o prédio atenderia ao plano de expansão da UFABC.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da entidade, Daniel Pansarelli, o local cairia como uma luva para o que a universidade planeja realizar em um futuro próximo. “Temos um plano de crescimento institucional, mas a nossa estrutura não comporta mais. Precisamos expandir além do campus e do complexo Tamaduatehy para abrigar as novas áreas de saúde, artes e tecnologia”, afirma.

A escolha destas áreas atende, ainda segundo Pansarelli, a uma demanda do próprio governo federal. “O Ministério da Saúde tem demandado essa necessidade da formação de profissionais da área. Além disso, as artes e tecnologia dialogam o Grande ABC desde o estúdio Vera Cruz e demais manifestações culturais até a vocação tecnológica da universidade.”

Pansarelli acrescenta que o prédio do Moinho, no mesmo quarteirão do complexo, constituiria uma pequena cidade universitária em Santo André.

O pró-reitor também salientou o processo de tombamento das áreas do Palácio de Mármore e da capela e disse que a universidade tem todo interesse de manter os espaços para que a história não se perca. O salão, que foi fechado inicialmente em 1978, era utilizado para atividades sociais e políticas. Com capacidade para 1,2 mil pessoas, foi reaberto especialmente em 1999 e 2015 e alugado para eventos de concursos, bailes e festas de formatura. A capela, dedicada a São Jorge, foi inaugurada em 1959 e abrigou muitas atividades religiosas.

O vereador Ricardo Alvarez (PSOL) acredita que o Moinho São Jorge sob o domínio da universidade federal do ABC só tem qualidades. “Primeiro, do ponto de vista patrimonial, arquitetônico e da preservação. É um prédio que representa uma fase de ouro de Santo André, um momento de expansão muito grande em virtude do desenvolvimento industrial e, portanto, tem um sentido histórico. Em segundo lugar, pela expansão urbana. Ali é um prédio abandonado há décadas cuja perspectiva de uso do setor imobiliário privado é muito pequena porque o custo da demolição é muito grande. E em terceiro, do ponto de vista educacional porque a UFABC quer expandir e não tem como.”

Alvarez também afirma que seria uma ação urbana envolvendo Prefeitura, o governo federal, a universidade, o uso educacional e a defesa do patrimônio histórico em uma síntese extremamente importante que depende de vontade política. “Nosso mandato está totalmente vinculado a essa luta e queremos que a federal do ABC assuma aquele prédio, o que significaria um grande ganho para Santo André, estado de São Paulo, para o Brasil e a educação brasileira”, conclui o parlamentar.

Neste mês, de acordo com Pansarelli, o reitor tem uma reunião agendada com a Prefeitura da cidade e, embora o tema do Moinho e a expansão da UFABC não estejam previstos, existe uma possibilidade de o assunto ser discutido.

A Prefeitura informou ao ABCD JORNAL, por meio de nota, que o assunto citado é de trato exclusivo com a propriedade privada. “De sua parte, a Prefeitura apenas executa a cobrança dos impostos comuns designados ao serviço da empresa.”

Dívida

A Justiça de Santo André determinou o leilão de execução fiscal da Indústrias Reunidas São Jorge, proprietária do Moinho São Jorge, para a quitação de dívidas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O pregão online será aberto em 20 de outubro.

Os proprietários não foram localizados pela reportagem para comentar o assunto.

Tags:avenida dos estadosMoinho São JorgeprédioUFABC

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Câmara de Santo André une legislação e celebração: aprova projetos-chave e homenageia 133 anos de história em sessão festiva Câmara de Sto.André une legislação e celebração: projetos aprovados e homenagem nos seus 133 anos
Próximo artigo Em São Bernardo, GCM detém homem por furto durante patrulhamento da Dese, no Anchieta Em São Bernardo, GCM detém homem por furto durante patrulhamento no Anchieta

Últimas notícias

Operação São Bernardo Protege realiza mutirões em áreas de risco para conscientizar comunidades
Operação São Bernardo Protege realiza mutirões em áreas de risco para conscientizar comunidades
08/12/2025
São Bernardo tem uma nova milionária após prêmio no "Domingão com Huck"
São Bernardo tem uma nova milionária após prêmio no “Domingão com Huck”
08/12/2025
"A 1ª a vez que meu mental se esgotou", diz Neymar após permanência do Santos na Série A. Foto: Divulgação/Santos FC  
“A 1ª a vez que meu mental se esgotou”, diz Neymar após permanência do Santos na Série A
08/12/2025
Stuppendo Gelateria, do chef Edu Guedes, inaugura em Santo André 1ª unidade do ABCD
Stuppendo Gelateria, do chef Edu Guedes, inaugura em Santo André 1ª unidade do ABCD
07/12/2025
Vigilância sanitária interdita para venda 636 garrafas de bebidas em adega e supermercado de Diadema
Primeiro caso de intoxicação por metanol é confirmado em Mauá
07/12/2025

Recomendadas

Prefeito de Diadema entrega ampliação do Hospital de Piraporinha com 23 novos leitos
DiademaCidades

Prefeito de Diadema entrega ampliação do Hospital de Piraporinha com 23 novos leitos

07/12/2025
Prefeito Taka inaugura o SIM - Saúde Integrada da Mulher
DiademaCidades

Prefeito Taka inaugura o SIM – Saúde Integrada da Mulher

07/12/2025
Homem tira a vida da ex-companheira em Diadema
DiademaCidades

Homem tira a vida da ex-companheira em Diadema

07/12/2025
Feminicídio em Santo André: ex-marido tira a vida de de farmacêutica
Santo AndréCidades

Feminicídio em Santo André: ex-marido tira a vida de de farmacêutica

08/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?