A FLIRP 2023 – Feira Literária de Ribeirão Pires, marcada para os dias 28 e 29 de outubro, conta neste ano com a participação de convidado de honra: a Ucrânia. O país natal da escritora homenageada da edição, Clarice Lispector, traz à Estância Turística ribeirão-pirense mesa de bate-papo com convidados e lançamentos de obras ucranianas no Brasil.
Dedicada à terra natal da romancista, a mesa apresentará para os visitantes um panorama histórico e cultural da Ucrânia, abordando questões sociais, dramas e desafios que fizeram o país ser tão estratégico e disputado no mapa geopolítico global. Coordenando a atividade, a professora Svtlana Krivoruchko (Ucrânia) e o professor Emílio Gaudeda (UFPR) põem em destaque, ao lado de Vitório Sorotiuk, a ligação entre literatura e sociedade ucraniana. Reunindo nomes como Svitlana Krivoruchko, Emílio Gaudeda e Vitório Sorotiuk, a mesa acontecerá no dia 28, às 10h, no Palco Clarice.
No evento, também serão lançados títulos ucranianos inéditos no Brasil, como ‘História da Ucrânia’ (Orest Subtelny) e ‘Roksolana’ (Ossep Nazaruk), um livro que fala sobre a vida e a influência de Roksolana, uma mulher ucraniana que se tornou a esposa do sultão otomano Suleiman, o Magnífico. Com um papel político importante, Roksolana influenciou as decisões do sultão e apoiou causas dos cristãos e dos ucranianos no Império Otomano, sendo lembrada como uma das mulheres mais poderosas e fascinantes da história.
O país contará com tenda da Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB), com o apoio da Prefeitura de Prudentópolis (PR). No espaço, serão vendidos e distribuídos livros, produtos de artesanato típicos, como as famosas pêssankas ucranianas, além de informativos sobre o país e sobre a colônia ucraniana no Brasil. A tenda também será um ponto de apoio para arrecadação de fundos à Ucrânia, que está em estado de guerra com a Rússia desde 2022.
“Nós agradecemos a Ribeirão Pires pela bela iniciativa que é a FLIRP, e também por abrir espaço para a comunidade ucraniana no evento com os lançamentos dos livros traduzidos e pelo foco privilegiado que o país está tendo na Feira, principalmente neste momento que a Ucrânia enfrenta. É muito importante colocarmos em pauta a história dessa sociedade, e a ligação que Clarice e sua família tiveram com a Ucrânia”, comenta o Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira (RCUB), Dr. Vitorio Sorotiuk.
A FLIRP 2023 acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro, das 9h às 19h, nas ruas Felipe Sabbag, Domingos Morgado, Leonardo Meca e no Paço Municipal de Ribeirão Pires. Com entrada franca, o evento conta com mais de 30 editoras confirmadas, painéis de palestras e bate-papos, lançamentos de livros e intervenções culturais.
Ao perceberem a aproximação da viatura, os ocupantes tentaram fugir, dando início a uma perseguição
Decisão sobre concurso publicada no Diário Oficial desta sexta-feira estende para mais dois anos o…
Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…