Troca de PET por ingresso arrecada 300 kg de material em Sto.André

Com três dias de promoção para o jogo do Santo André x Água Santa, Semasa recebeu mais de 11 mil vasilhas plásticas, que vão virar renda para cooperativas

Material para reciclagem vira renda para cooperativas. Foto: Divulgação/PSA

A promoção Futebol Sustentável, que trocou no início de abril ingressos de um jogo do Esporte Clube Santo André por garrafas plásticas, rendeu para o programa de reciclagem realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) 300 kg de materiais em apenas três dias. O volume equivale a 11,2 mil unidades, que se transformaram em renda para os trabalhadores das cooperativas de reciclagem da cidade.

As garrafas foram entregues por torcedores, que acompanharam o jogo do Santo André contra o Água Santa, no último sábado (13), na primeira partida das semifinais do Campeonato Paulista da Série A-2, no Estádio Bruno José Daniel. Todos os 3.740 ingressos da promoção foram trocados, sendo que muitos torcedores levaram mais de duas garrafas.

Só a título de comparação, em todo mês de março, o Semasa entregou às cooperativas de reciclagem que atuam em Santo André 19 mil garrafas pet para a triagem. Ou seja, em apenas três dias e graças à parceria com a Federação Paulista de Futebol, o Semasa encaminhou para reciclagem mais que a metade do que normalmente envia durante um mês inteiro.

A reciclagem de materiais em Santo André, além de evitar que os resíduos poluam córregos e o meio ambiente, ajuda a gerar renda para 130 pessoas que trabalham nas cooperativas Cidade Limpa e Coopcicla. Os cooperados separam e vendem os resíduos entregues pelo Semasa para empresas, que transformam o material em outros bens de consumo, como fios de poliéster e produtos plásticos, como embalagens, placas de sinalização, tubos e conexões, cordas de varal, réguas, entre outros.

- Publicidade -

Recent Posts

Cerco policial acaba com dois criminosos sem vida em Mauá

Ao perceberem a aproximação da viatura, os ocupantes tentaram fugir, dando início a uma perseguição

2 horas ago

Concurso de São Bernardo é prorrogado até 2027 para cargos na Educação

Decisão sobre concurso publicada no Diário Oficial desta sexta-feira estende para mais dois anos o…

2 horas ago

Marcelo Lima sanciona Lei que altera nome da GCM para Polícia Municipal

Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…

4 horas ago

Aniversário de Ribeirão Pires terá Elba Ramalho, Entoada Nordestina e inaugurações

Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…

7 horas ago

Dupla é presa por tráfico na divisa entre São Bernardo e São Caetano

No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…

8 horas ago

Foragido por roubo é preso em SBC com maquininha de cartões usada em golpes

Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…

9 horas ago