Política

TRE analisa ação que pede cassação de registro da deputada Ana Carolina

Vereador de Santo André Ricardo Alvarez acusa candidata e esposa do prefeito Paulo Serra de abuso de poder e uso indevido de comunicação

Ana Carolina SerraAna Carolina Serra
TRE analisa ação que pede cassação de registro da deputada Ana Carolina. Foto: Divulgação

Um processo de suposto abuso de poder e uso indevido de comunicação social contra a deputada Ana Carolina Serra (Cidadania-Santo André) tramita no TRE (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), onde outros oitos deputados estaduais e federais eleitos pelo Estado de São Paulo também respondem por ações. Os casos envolvem ainda solicitação de perda de mandato e inelegibilidade por oito anos.

O processo contra Ana Carolina foi movido pelo vereador Ricardo Alvarez (Psol). Ele alega que a esposa do prefeito Paulo Serra (PSDB), durante a campanha eleitoral de 2022, teria se beneficiado de “excesso” de reportagens divulgadas pelo Diário do Grande ABC.

“Trata-se de Representação proposta por candidato derrotado do PSOL com nítido caráter eleitoreiro, tanto que tem parecer da Procuradoria Regional Eleitoral para que seja julgada improcedente”, afirmou a deputada Ana Carolina por meio de nota de sua assessoria de imprensa.

O vereador Ricardo Alvarez contesta e disse ter protocolado vários exemplares do jornal para avaliação da Justiça Eleitoral. “O que está em questão é autopromoção dela, na campanha eleitoral dela,  que foi milionária e usou e abusou do uso das páginas do jornal. Ficou explícito”, afirmou o parlamentar que solicitou a cassação de registro de Ana Carolina e também a perda de direito políticos por oitos anos.

Um dos exemplares do jornal anexados pelo vereador no processo é uma propaganda que tem o símbolo da Prefeitura e traz o nome de Ana Carolina como idealizadora de um programa social.

“Em flagrante afronta ao princípio constitucional da impessoalidade, o representado Paulo Serra lançou mão de verbas públicas e do espaço dedicado à administração municipal para promover a sua esposa que, naquele, momento, já era conhecida como pré-candidata a deputada estadual, configurando, propaganda eleitoral antecipada custeada pelos cofres públicos”, diz o parlamentar na ação que tramita no Tribunal Regional Eleitoral.

propaganda da Prefeitura de Santo Andrépropaganda da Prefeitura de Santo André
Vereador anexou em processo propaganda publicada no jornal em 21 de junho de 2022 com o nome de Ana Carolina. Foto: Reprodução/ação do TRE

Outro caso na região

O deputado Alex Manente (Cidadania-São Bernardo) também responde uma ação protocolada em 2018 e que envolve suposto abuso de poder político/autoridade. Na ação é alegado que houve uso servidores do Poupatempo, no horário de expediente, para a campanha eleitoral.

Alex nega e disse ao ABCD Jornal que ação é da penúltima eleição (2018) e que já ganhou a ação no TRE e o TSE apenas enviou novamente ao órgão para análise de provas.

“A ação eleitoral mencionada pela reportagem refere-se ao já distante pleito de 2018, sendo que as alegações de abuso de autoridade ou poder imputadas contra mim são absolutamente infundadas e falsas. Nunca fui gestor do Poupatempo, não tenho conhecimento sobre os prestadores de serviço do órgão e jamais anui ou autorizei com qualquer procedimento como relatado na ação.

A ação foi inicialmente rejeitada pelo TRE/SP por defeitos processuais e, após tramitação no TSE, retornou para apreciação da prova. O processo segue o seu curso natural e minha defesa espera a total improcedência da ação diante da fragilidade das provas apresentadas”, afirmou o parlamentar ao acrescentar que não existe possibilidade de perda de mandato.

Além de Ana Carolina e Alex Manente, respondem processo no TRE: Carla Zambelli (PL), deputada federal; Daniele Mazuqueli Alonso (PL), deputada estadual, Ely Santos (Republicanos), deputada federal; Helinho Zanatta (PSC), deputado estadual; Delegado Olim (PP), Capitão Telhada (PP) e Letícia Aguiar (PP), deputados estaduais.

 

Recent Posts

Santo André libera segundo viaduto do Complexo Viário Santa Teresinha

Viaduto viabiliza via expressa ao tráfego no sentido São Caetano da Avenida dos Estados 

7 horas ago

Patacori Ogum teve cortejo, caminhada e louvação pelo quarto ano consecutivo

Comemoração de Patacori Ogum foi instituída por lei municipal e faz parte do Circuito Religioso…

7 horas ago

Trio de Mauá é campeão da Série Prata do Torneio de Basquete 3×3 Sub-17

A final do torneio  foi disputada entre duas equipes da cidade; Torneio segue até amanhã…

6 horas ago

Familiares e escola prestam homenagens a jovens vítimas de ocorrência na via Anchieta

Ocorrência foi registrada como homicídio culposo na direção de veículo automotor e fato está sendo…

6 horas ago

Mauá tem 594 vagas de emprego disponíveis

Interessados nas vagas de emprego devem comparecer à Casa do Trabalhador, na rua Jundiaí, 63

1 dia ago

16 vagas de emprego no Posto Atende Fácil Ribeirão Pires para a próxima semana

PAT de Ribeirão Pires atua nas dependências do Atende Fácil, localizado na Rua Capitão José…

1 dia ago