VOLTAR
  • Esporte

Trapezista do Circo Escola Diadema se apresentará na Arábia Saudita

 Ítalo Tapia e mais dois artistas circenses, David Evans e Ricardo Evans, viajaram para a cidade de Jeddah onde permanecerão por três meses

  •  Ítalo Tapia e mais dois artistas circenses, David Evans e Ricardo Evans, viajaram para a cidade de Jeddah onde permanecerão por três meses.
    Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/06/2019
  • Compartilhar:

 Ítalo Tapia e mais dois artistas circenses, David Evans e Ricardo Evans, viajaram para a cidade de Jeddah onde permanecerão por três meses

trapezista

Ítalo Tapia e mais dois artistas circenses, David Evans e Ricardo Evans, viajaram para a cidade de Jeddah onde permanecerão por três meses. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

 

O trapezista e professor do Circo Escola Diadema, Ítalo Tapia, vai se apresentar na Arábia Saudita. No último sábado (8/6) ele e mais dois artistas circenses, David Evans e Ricardo Evans, viajaram para a cidade de Jeddah onde permanecerão por três meses. As apresentações começam em 20 de junho e vão acontecer em um circo que fica dentro de um dos mais importantes parques temáticos daquele país, onde todos os anos um grupo de artistas circenses brasileiros realizam espetáculos.

Será uma experiência maravilhosa e única. Vou levar o nome de Diadema e do Brasil para outro país e, ainda, vou mostrar a qualidade da arte circense que realizamos aqui”, diz Ítalo. Ele, que sofreu um acidente em 2013, quando caiu do trapézio durante o ensaio e acabou se recuperando, encara essa ida ao oriente como um novo desafio e uma forma de ampliar horizontes. “Para mim que sou de uma família circense e ministro oficinas que fazem parte do campo do circo social, é muito enriquecedor ficar um tempo fora para mostrar meu trabalho como trapezista, me reciclar e conhecer coisas novas”, finaliza.

E está não é a primeira vez que o rapezista Ítalo se apresenta fora do território nacional. Ele também realizou números de trapézio e malabares em várias cidades de Portugal, país onde morou por algum tempo.

Quem também tem experiência internacional é o andreense David Evans, que forma o trio de trapezistas junto com Ítalo, seu primo, e Ricardo Evans, seu filho. Ele já se apresentou na Europa e é com entusiasmo que fala sobre a nova temporada internacional. “Na cidade de Jeddah, vamos fazer o trapézio volante  que é um número do circo tradicional e vai ser muito gratificante atuar em família. Além disso, quando um profissional do circo brasileiro realiza apresentações lá fora é sempre um incentivo para outros artistas”, resume. 

Circo Escola Diadema

O trapezista Ítalo, desde pequeno, frequentou as oficinas realizadas pelo Programa Circo Escola Diadema. Seus pais Márcio e Viviane Tapia são os criadores do projeto que, em parceira com a Prefeitura de Diadema, realiza oficinas de circo, em centros culturais e na sede do projeto que fica no bairro Jardim União. Cerca de 1.800 pessoas, de todas as idades, frequentam as oficinas oferecidas gratuitamente.

Responsável pela coordenação do Programa, Viviane Tapia, afirma que a ida dos trapezistas a Arábia Saudita é fruto do trabalho que Circo Escola realiza baseado em cidadania, lazer, qualidade de vida e também incentivo a formação profissional. “Pra nós, foi uma honra receber esse convite, porque pela primeira vez artistas que trabalham com o circo social são convidados para se apresentarem no evento. Além do Ítalo, o David também atuou como professor no nosso programa e isso mostra que o trabalho está no caminho certo. Mais uma vez Diadema é pioneira nas iniciativas que realiza”, afirma.

O Programa Circo Escola Diadema existe há mais de 10 anos e além do reconhecimento nacional é vencedor de vários prêmios. Entre eles o Carequinha de Estímulo ao Circo, da Fundação Nacional das Artes (Funarte), anos 2012 e 2013; e Governador do Estado, Categoria Circo, Voto Popular, em 2018. Este ano, o Circo recebeu a certificação do Ministério da Cidadania/Secretaria Especial da Cultura/ Secretaria da Diversidade Cultural para também atuar como Ponto de Cultura.