VOLTAR
  • Diadema
  • Política

Trabalhadores e agentes de cultura entregam manifesto em apoio a Filippi

Manifesto em  apoio à reeleição do prefeito e grande preocupação com a possibilidade do retorno da equipe que quase dizimou a Cultura da cidade nas gestões anteriores

  • Trabalhadores e agentes de cultura entregam manifesto em apoio a Filippi.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 18/10/2024
  • Compartilhar:

Manifesto em  apoio à reeleição do prefeito e grande preocupação com a possibilidade do retorno da equipe que quase dizimou a Cultura da cidade nas gestões anteriores

Trabalhadores e agentes de cultura entregam manifesto em apoio a Filippi

Trabalhadores e agentes de cultura entregam manifesto em apoio a Filippi. Foto: Divulgação

Em plenária realizada na noite desta quinta-feira (17/10), trabalhadores, agentes e apoiadores da cultura de Diadema entregaram manifesto em apoio à reeleição do prefeito Filippi. No documento, que está disponível para ser assinado online no link https://chng.it/45y9h6psXt .

Cerca de 200 pessoas participaram da atividade e representantes dos trabalhadores e dos alunos das oficinas fizeram falas tanto de apoio ao trabalho que vem sendo realizado nos últimos quatro anos, quanto sobre a importância da continuidade desse trabalho com a reeleição do prefeito Filippi. O secretário de Cultura, Camilo Vannuchi, abriu a plenária lendo uma mensagem de apoio da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luiz Mauro Rocha, destacou que falava em nome dos funcionários atuais e os antigos, que sempre tiveram compromisso com Filippi e que sabem que Filippi sempre se comprometeu com eles.

A artista plástica e arte educadora nas oficinas da Secretaria de Cultura, Vanessa Fortino, destacou que atua na cidade há quatro anos e que Diadema se sobressai com relação a outros municípios com o grande número de equipamentos culturais, que atuam de maneira intersecretarial, com oficinas para referenciados dos Caps e pessoas em situação de rua, por exemplo.

O estudante Eduardo Gomes da Silva, um dos 7.000 alunos das oficinas, contou sobre como frequentar o Centro Cultural Taboão para aulas de coral, piano, flauta, artes plásticas, violão e braile mudou a sua vida. O jovem passou a ser deficiente visual em 2023 e participar das oficinas o tirou da cama, onde passava o dia todo. “Lá eu me sinto mais ativo, me sinto importante. Por isso quero agradecer muito aos meus professores”, afirmou, emocionando os presentes.

O prefeito Filippi foi o último a falar, depois de outros participantes, e se comprometeu a continuar fortalecendo a cultura no município e a aumentar o orçamento da Cultura. “A presença de vocês aqui está me dando um banho de alegria e compromisso com a cidade”, agradeceu. “Nosso orçamento já chegou a 3%. Quando voltei para a prefeitura, não chegava a 1% do orçamento total. Nós fizemos um governo bom, mas com o apoio e voto de vocês, vamos fazer um governo ótimo, aumentar o orçamento, porque investir na cultura é a melhor forma de investir na saúde das pessoas”, concluiu.