VOLTAR
  • Política

Todos os cargos comissionados de São Caetano são exonerados

Publicação foi feita nesta terça-feira no Diário Oficial do Município; não há prazo estipulado para recontratação de parte dos cargos de confiança

  • Após posse, Auricchio faz primeira reunião com secretariado.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/12/2021
  • Compartilhar:

Publicação foi feita nesta terça-feira no Diário Oficial do Município; não há prazo estipulado para recontratação de parte dos cargos de confiança

auricchio e secretários

Após posse, Auricchio faz primeira reunião com secretariado. Foto: Divulgação

O governo do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, exonerou  todos os funcionários comissionados do município. A recontratação de parte dos cargos de confiança não tem prazo definido.

“Com relação à recontratação, prefeito e secretários encontrarão o tempo de certo de tomada de decisão a respeito”, afirmou a Prefeitura por meio de nota enviada ao ABCD Jornal.

De acordo com a administração, a iniciativa de todas as exonerações levou em conta a mudança de gestão da Administração Municipal e a necessidade de nova composição da Estrutura Organizacional dos diversos órgãos do Município.

Pelo decreto publicado no Diário Oficial “ficam exonerados todos os servidores ocupantes de Cargos em Comissão de Direção e Assessoramento de todos os Órgãos Integrantes da Administração Pública Municipal Direta e Indireta (Fundação Municipal “Anne Sullivan”, Fundação das Artes de São Caetano do Sul; Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul; Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental)”.

O ABCD Jornal questionou como ficará a questão dos diretores de escolas municipais já que eles são comissionados, mas a resposta foi a mesma dada para todos os servidores que exercem cargo de confiança.

Primeira reunião com secretariado

Logo após o encerramento da cerimônia de transmissão de cargo, segunda-feira (27/12), no Palácio da Cerâmica, o prefeito José Auricchio Júnior reuniu os 18 secretários e deu início ao planejamento para a nova gestão da cidade. A reunião aconteceu no Espaço Nelly Pellegrino.

Auricchio assume a sua quarta gestão, um recorde na cidade. Na primeira reunião com o novo secretariado, traçou um caminho global para executar o Plano de Governo de quatro anos em apenas três.

“Precisamos vencer o tempo. Tem muita coisa boa e impactante para fazermos, o que vai elevar o serviço público ao padrão de excelência. Para isso, é fundamental que desde já o secretariado entenda essa missão”, resumiu Auricchio.

auricchio e secretários

Auricchio vai priorizar desenvolvimento econômico, saúde e educação. Foto: Divulgação/PSCS

Saúde e educação

Ainda segundo o chefe do Executivo são-caetanense, assim como foi um dos carros-chefes de suas gestões anteriores, a Saúde está na prateleira de prioridades. “É nítida a necessidade de termos um planejamento específico, que atenda a demanda da Saúde, que já possui um sistema robusto, mas que ainda continua preocupante com novas cepas da covid-19, uma chegada inesperada da gripe Influenza, sem deixar de prestar atenção a exames laboratoriais e cirurgias.”

A Educação é outro destaque. “Estaremos debruçados diuturnamente sobre a criação de um plano de recuperação de déficit de aprendizado. Nestes quase dois anos de pandemia, por mais que nossas crianças tenham tido um suporte excepcional com relação à parte virtual, é claro que elas tiveram um déficit educacional por terem ficado ausentes das salas de aula, do convívio com professores e demais alunos. Nossa meta, agora, será uma planificação capaz de recuperar esse aprendizado perdido, com as aulas presenciais e as crianças devidamente vacinadas e protegidas.”

Auricchio acrescentou, inclusive, que este plano de recuperação de déficit de aprendizado terá impactos nas demais áreas. “O retorno das crianças às aulas presenciais impacta, também, na questão do transporte escolar, dos uniformes, da alimentação, programas já existentes, mas que precisamos e iremos aperfeiçoar”, complementou.

Outras áreas também terão atenção especial. “Teremos visão ampla para a recuperação econômica, transferência de renda, estímulo ao emprego e programas sociais, que terão uma repaginação, novas configurações”, finalizou Auricchio.