VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Tite inaugura revitalização na Fundação das Artes ao lado de Marcos Frota

 Ator foi aluno da entidade e diz ser grato por ter começado carreira em São Caetano

  • Tite inaugura revitalização na Fundação das Artes ao lado de Marcos Frota.
    Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/08/2021
  • Compartilhar:

 Ator foi aluno da entidade e diz ser grato por ter começado carreira em São Caetano

Tite inaugura revitalização na Fundação das Artes ao lado de Marcos Frota. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, entregou neste sábado (28/07) a revitalização da sede da Fundação das Artes de São Caetano. O ator, Marcos Frota, que foi aluno nessa instituição e começou a carreira na cidade, participou da cerimônia que também marcou a reinauguração do Teatro Timochenco Wehbi, que recebeu isolamento acústico, novos equipamentos, pintura e itens de acessibilidade.

“É um privilégio estar aqui. É um sentimento de gratidão. Tudo remeto ao que aprendi na Fundação das Artes. Olho para trás e vejo que valeu a pena. Aprendi minha profissão na Fundação das Artes. Sou grato pela experiência e pela paciência que tiveram comigo, Foi onde aprendi minha profissão, onde estive cinco anos ininterruptos, de 1979 a 1983. Só sai quando a TV Globo me levou para o Rio para fazer minha primeira novela que foi Vereda Tropical. Onde vou eu levo o nome da Fundação das Artes”, afirmou Marcos Frota.

Marcos Frota afirmou que a arte influencia no caráter e personalidade das pessoas. “A arte as tornam melhores advogados, gestores políticos, médicos, entre outras profissões”, afirmou.

O artista também foi professor da instituição na década de 1980. Polo de formação cultural do Brasil, a Fundação das Artes, além de Marcos Frota, revelou grandes talentos da arte nacional, como Cássia Kiss, Fábio Assunção, Antônio Petrin, Eugênio Kusnet, Ulysses Cruz, Walter Lourenção, Nelson Ayres e Roberto Sion, entre outros.

Música

Tite Campanella também disse ter sido aluno da Fundação das Artes há 50 anos, quando teve curso de iniciação musical. Entre os instrumentos que aprendeu a tocar estiveram flauta e violão.

“Esse fim de semana foi emocionante. Minha ficha de matrícula é de 1970 e recordar isso é muito legal, lembrar de amigos e de professores envolveu muita emoção”, afirmou o prefeito.

Apresentação

No renovado Teatro Timochenco Wehbi, houve a  apresentação do grupo de Ballet, formado pelas bailarinas Letícia Rolim, Bianca Deberaldini e Julya Goes. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

Neste sábado foram realizadas apresentações artístico-pedagógicas das linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, e uma visita guiada às instalações renovadas.

Durante o evento, houve a confecção em tempo real de uma pintura mural pelo artista visual Elton Hipólito, ex-aluno de Artes Visuais da Fundação das Artes. A obra no saguão da escola remete às linguagens da arte.

No renovado Teatro Timochenco Wehbi, houve a  apresentação do grupo de Ballet, formado pelas bailarinas Letícia Rolim, Bianca Deberaldini e Julya Goes, que executou a coreografia “Saudade”, da professora Morisa Garbelotto; e do Grupo Institucional de Dança, sob orientação da professora Fátima Silva e formado pelas bailarinas Rachel Nicolau, Malu Rolim, Bianca Deberaldini, Samantha Dassie, Julya Goes, Daniele Akemi, Isabella Souza e Isabelle Buri, que fará a coreografia “Sonhos”, de Beatriz Lima e Rachel Nicolau.

O aluno de piano clássico Lucas Mameniskis também se apresentou e emocionou o público com o seu talento .

Aluno de piano clássico Lucas Mameniskis fez apresentação que encantou público. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

Revitalização

Palco de grandes apresentações aos longos das últimas décadas, o Teatro Timochenco Wehbi recebeu isolamento acústico, troca de piso, revisão dos racks e mesas de iluminação e três plataformas pantográficas, para garantir a qualidade dos espetáculos e da experiência dos espectadores.

Além do Teatro, 100% dos espaços pedagógicos (23 salas de aula) da Fundação também receberam o isolamento acústico de nível profissional, possibilitando a operação dos ambientes como estúdios. Nas salas de dança, houve a troca dos pisos flutuantes e instalação de novas barras e piso de linóleo.

A Fundação ganhou estruturas para acessibilidade dos alunos, como rampas, elevador, plataforma de acessibilidade, sinalização e demais itens de segurança, para proporcionar mais conforto e melhores condições de aprendizagem.

Com foco na preservação deste edifício de grande relevância às atividades culturais do município, foi realizada a impermeabilização do teto, bem como a pintura externa e interna e a recuperação da fachada de tijolos da entrada principal.

A unidade também passou a contar com o Setor de Tecnologia da Informação e ampliou seu parque informático, medidas que garantirão mais segurança no armazenamento das informações e registros da produção artística, aumento na capacidade de documentação e agilidade no acesso ao histórico dos alunos.

“As obras de infraestrutura entregues à comunidade representam um novo vigor à Fundação das Artes, que alcança um patamar de maior excelência entre as instituições de formação artística do País. Ao retornarem às aulas presenciais, os alunos, professores e funcionários encontrarão novas configurações físicas, com equipamentos modernos e estruturas de qualidade para realizar suas atividades com segurança, acessibilidade e produtividade”, afirma a diretora geral da instituição, Ana Paula Demambro.

 História

Fundada em 1968, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul é sinônimo de ensino de excelência nas Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Ao longo das décadas, revelou grandes talentos da cultura nacional, como Cássia Kiss, Fábio Assunção, Antônio Petrin, Eugênio Kusnet, Ulysses Cruz, Walter Lourenção, Nelson Ayres, Roberto Sion, entre outros.