VOLTAR
  • Política
  • São Caetano

Tite decreta luto de 3 dias em São Caetano pelo falecimento de autonomista

Mário Porfírio Rodrigues, líder autonomista na cidade, morre aos 99 anos 

  • Tite decreta luto de 3 dias em São Caetano pelo falecimento de autonomista.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/01/2025
  • Compartilhar:

Mário Porfírio Rodrigues, líder autonomista na cidade, morre aos 99 anos

mario-porfirio-rodrigues-

Tite decreta luto de 3 dias em São Caetano pelo falecimento de autonomista. Foto: Divulgação

O líder autonomista de São Caetano, Mário Porfírio Rodrigues, de 99 anos morreu neste domingo (12/01). O prefeito Titie Campanella decretou luto de três dias na cidade.

Leia a íntegra da nota da Prefeitura:

“A Prefeitura de São Caetano do Sul decreta luto oficial de três dias, em razão do falecimento de Mário Porfírio Rodrigues. Líder do Movimento dos Autonomistas, Mário foi um dos grandes nomes da emancipação político-administrativa de São Caetano do Sul”.

Nota do GAMA

O GAMA (Grupo de Amigos do Movimento Autonomista) também lamentou o falecimento e emitiu uma nota de pesar.

“O GAMA – Grupo de Amigos do Movimento Autonomista tem a dolorosa missão de informar que Mário Porfírio Rodrigues faleceu, em São Paulo, onde residia nos últimos anos. Sua morte aconteceu às 4 horas da madrugada deste domingo, dia 12 de janeiro. Figura importante da vida de São Caetano do Sul, foi com apenas 19 anos, o grande idealizador do movimento de autonomia, que na década de 1940 mostrou que a então Vila São Caetano, poderia sim se libertar de Santo André e se tornar uma grande cidade.

Prestes a completar cem anos, Mário nasceu em 20 de outubro de 1925, em Ribeirão Claro, no Paraná. Filho de Marques Rodrigues e Antônia Porfírio. Foi casado em primeiras núpcias com Macária Garcia Rodrigues com quem teve dois filhos: Roberto Mario e Rubens Marcos. No segundo matrimônio casou-se com Maria Wilma Toledo Barros.

Cursou Administração e Gerência na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalhou como diretor comercial da Chocolates Pan; diretor da Chocolate Dulcora S/A; gerente-geral da Indústria Ferros Elétricos Tupy; e se aposentou como superintendente do Patrimônio Imobiliário da Eletropaulo S/A.

Aos familiares e amigos, nossa solidariedade”.

Mário Porfírio Rodrigues, líder autonomista na cidade, morre aos 99 anos 

Mário Porfírio Rodrigues, líder autonomista na cidade, morre aos 99 anos . Foto: Divulgação