Tite autoriza uso do CER para criação da 1ª pista de bobsled da América Latina
Equipamento será construído com investimento privado e ficará sob a gestão do Clube Paulista de Desportos no Gelo
Equipamento será construído com investimento privado e ficará sob a gestão do Clube Paulista de Desportos no Gelo
O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, assinou nesta quarta-feira (18/8) o termo de uso de espaço no CER Natale Cavaleiro (clube São José) para a criação da primeira pista de bobsled da América Latina. O equipamento será construído com investimento privado e ficará sob a gestão do CPDG (Clube Paulista de Desportos no Gelo).
“A partir de hoje São Caetano é a casa do bobsled brasileiro. Desejo bom proveito e sorte aos atletas, porque capacidade todos têm e muita. Prova disso é que o Brasil é o único país da América Latina que tem medalhas de push (arranque) em campeonatos mundiais”, afirmou Tite Campanella.
“É incrível a condição que nosso povo tem de se adaptar a qualquer situação, neste caso a esportiva, e alcançar colocações que muita gente duvida. Quem diria que um país tropical, repleto de praias, calor e sem inverno radical, no caso neve e gelo, poderia conquistar medalhas num esporte exclusivamente de inverno. E temos aqui na nossa frente atletas vencedores, que mesmo com todas as características contrárias chegaram lá e trouxeram para o Brasil medalhas no Mundial de Desportos no Gelo. Parabéns a todos”, completou Tite.
A cerimônia contou com as presenças do prefeito Tite Campanella, do secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Mauro Chekin e da presidente do CPDG, Melry Neri Caldeira Bindilatti, que se emocionou muito ao lembrar das dificuldades que o grupo enfrentou para conquistar uma pista no País.
O presidente da CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo), Matheus Figueiredo, o presidente da FPA (Federação Paulista de Atletismo), Joel Lucas Oliveira, além de vários atletas da seleção brasileira de bobsled compareceram na cerimônia.
A campeã olímpica no salto em distância (Pequim 2008) e escolhida para ser a madrinha do Projeto Sonho Real Bobsled, Maurren Maggi, também falou da satisfação de apoiar o projeto e das conquistas que o País poderá ter com a modalidade.
O atleta da seleção brasileira de bobsled Edson Bindilatti o mais experiente nessa modalidade no País, informou que entre as contrapartidas que serão dadas para o município está formação gratuita de atletas jovens. Junto com ele também estiveram os atletas Edson Martins, Erick Jerônimo, Rafael Souza, Luis Henrique Bacca Gonçalves e Jefferson Dias Sabino.
O BOBSLED
Conhecido como Fórmula 1 do Gelo, o bobsled é um esporte de inverno coletivo, disputado em duplas e quartetos, que descem em um trenó em pistas de gelo. Nas competições, cada equipe faz de duas a quatro descidas. Vence quem tiver o menor tempo no total.
No bobsled, existem as categorias 2-man (duplas masculinas), 4-man (quarteto, normalmente com quatro atletas homens), breakman ou breakwomen (responsável pela frenagem do trenó após o conjunto cruzar a linha de chegada) e push (largada-arranque de 50 metros, onde os atletas empurram o trenó com as mãos para ganhar velocidade e depois entram no veículo).