VOLTAR
  • Política

Thiago Auricchio propõe que SP se prepare para efeitos da pandemia/2021

Deputado apresentou três propostas para ajustar a Lei de Diretrizes Orçamentárias às práticas de combate ao coronavírus

  • Thiago Auricchio propõe que São Paulo se prepare para os efeitos da pandemia em 2021.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 14/05/2020
  • Compartilhar:

Deputado apresentou três propostas para ajustar a Lei de Diretrizes Orçamentárias às práticas de combate ao coronavírus

 

Thiago Auricchio propõe que São Paulo se prepare para os efeitos da pandemia em 2021. Foto: Divulgação

O deputado Thiago Auricchio (PL/SP) apresentou três propostas para ajustar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) às melhores práticas de combate ao coronavírus. Auricchio foi o primeiro deputado estadual a propor tais mudanças, que tem como finalidade preparar o Estado de São Paulo para uma segunda ou terceira onda do COVID-19 em 2021.

O parlamentar quer que o orçamento do Estado para 2021 esteja capacitado para prover testagem em massa, garantir o cumprimento de regras sanitárias e viabilizar respiradores artificiais para as unidades hospitalares.

“A Organização Mundial da Saúde emitiu um alerta dizendo que países de todo o mundo devem estar preparados para uma “segunda ou terceira onda” do coronavírus. Defendo que o Estado de São Paulo deve estar munido e equipado para fazer frente a esta possibilidade”, disse Auricchio.

Nas propostas, publicadas nesta quinta-feira (14/05), no Diário Oficial do Estado, o deputado estipula como meta a realização, em 2021, de 5 milhões de testes para diagnóstico da COVID-19, já que, segundo especialistas, trata-se de uma das formas mais seguras de combate à proliferação do vírus. Além disso, prevê que haja 15.000 ventiladores mecânicos à disposição dos paulistas.

“Quando o paciente está com seu aparelho respiratório comprometido pela doença, o respirador artificial torna-se essencial para salvar sua vida”, afirmou o parlamentar. Como terceiro vetor, Thiago Auricchio propõe ainda que haja fiscalização intensa sobre os estabelecimentos, a fim de verificar se estão cumprindo com as medidas mitigadoras de contágio.

As proposituras serão encaminhadas à Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa, que analisará as sugestões antes de enviá-las ao Plenário, para votação.