VOLTAR
  • Economia

Termomecanica é reconhecida pelo Prêmio Top SBC 2022

Premiação homenageia empresas que ao longo do ano contribuíram para o desenvolvimento econômico de São Bernardo  

  • Termomecanica é reconhecida pelo Prêmio Top SBC 2022
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 14/10/2022
  • Compartilhar:

Premiação homenageia empresas que ao longo do ano contribuíram para o desenvolvimento econômico de São Bernardo  

fachada da Termomecanica

Termomecanica é reconhecida pelo Prêmio Top SBC 2022

A Termomecanica, empresa líder nacional na transformação de Cobre e suas ligas, foi reconhecida pelo Prêmio Top SBC 2022, pelos três principais eixos da premiação que englobaram raízes, investimentos e honra ao mérito. A premiação tem como objetivo homenagear organizações que contribuem diretamente para o desenvolvimento regional do ABC e da cidade de São Bernardo do Campo.

O Prêmio Top SBC 2022 foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo e marca o aniversário de 469 anos de São Bernardo, munícipio de grande importância para o crescimento industrial do ABC Paulista e do estado de São Paulo. Durante a cerimônia, 34 empresas e entidades que tiveram atuação de relevância ao longo do ano receberam o prêmio.

A cidade abraçou a Termomecanica na década de 50, onde Salvador Arenea, fundador da empresa, vislumbrou a grandiosidade da região e a ampla oportunidade para que ambos pudessem crescer conjuntamente, conforme explica Regina Celi Venâncio, Presidente do Conselho de Administração da Termomecanica. “São Bernardo nos recebeu de braços abertos e este prêmio representa toda a nossa história que continua se perpetuando fortemente. Aqui sempre podemos contar com o apoio da administração pública na promoção de infraestrutura eficiente para o avanço da região”, comenta Regina.

Compromisso com a educação

Assim como a contribuição econômica, a responsabilidade social é um assunto de suma relevância para a sociedade. Neste contexto, parte dos resultados da companhia são direcionados para sua controladora, a Fundação Salvador Arena que busca transformar a vida da população local por meio do CEFSA (Centro Educacional da Fundação Salvador Arena), que tem como proposta central oferecer educação de qualidade e gratuita para crianças e adolescentes de todas as faixas sociais.

O compromisso com o ensino era uma prioridade para Salvador Arena, símbolo de São Bernardo, que, em 1971, recebeu o título de Cidadão Emérito, pelos serviços prestados para o progresso financeiro, social e educacional à cidade. “Assim como o nosso fundador, nos sentimos privilegiados por fazer parte do grupo das empresas da região que contribuem para a geração de empregos e riquezas na vida da população. O reconhecimento corrobora para seguirmos na busca por crescer em retribuição à comunidade ao entorno, contribuindo com a educação e a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, finaliza Regina.

Além da sede em São Bernardo do Campo, a Termomecanica ainda conta com fábricas em Manaus – AM, Santiago no Chile e na Argentina, além dos centros de distribuição em São Bernardo, Joinville – SC e na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, inaugurado em 2019.

Sobre a Termomecanica

A Termomecanica é líder no setor de transformação de Cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados, e também atua, desde 2016, na fabricação de produtos em Alumínio. Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 2 bilhões de reais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros e geração de empregos. A termomecânica destaca-se no cenário brasileiro, pois parte de seus resultados são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, Fundação Salvador Arena.

Conta com quatro fábricas no Brasil (três em São Bernardo do Campo – SP e Manaus – AM), uma no Chile (Santiago) e uma na Argentina (Grande Buenos Aires), além de três Centros de Distribuição (São Bernardo do Campo – SP, Joinville – SC e na Carolina do Norte -EUA) e cerca de 1.700 empregados.

Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking “As Melhores da Dinheiro”, no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.