VOLTAR
  • Cidades

Temporal castiga o ABCD e região registra alagamento e queda de árvores

Santo André foi uma das mais afetadas, pois foram registrados 83 milímetros de chuvas

  • Temporal castiga o ABCD e região registra alagamento.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 06/03/2022
  • Compartilhar:

Santo André foi uma das mais afetadas, pois foram registrados 83 milímetros de chuvas

alagamento no bairro prosperidade

Temporal castiga o ABCD e região registra alagamento,; bairro Prosperidade em São Caetano bom atingido pelas fortes chuvas. Foto: Divulgação

O temporal que caiu neste domingo (06/03) castigou o ABCD com pontos de alagamento e queda de árvores

A Prefeitura de Santo André informa que o município registrou pico de 83 milímetros de chuvas nas últimas horas, resultando em pontos de alagamento que já encontram-se liberados e registro de queda de nove árvores.

Entre as regiões afetadas pela chuva podemos citar a Vila Palmares, Sacadura Cabral, Vila Gilda, Vila América, Parque das Nações, Vila Pires e Santa Teresinha.

Todas as vias na cidade já encontram-se liberadas, mas durante as chuvas a Avenida dos Estados chegou a ficar com os dois sentidos com bloqueio total; no sentido de São Caetano na altura da Rua Rio Grande do Norte o trecho ficou intransitável. Já no sentido de Mauá, no limite entre as duas cidades, também registrou trecho intransitável.

As equipes do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) atuaram na região do cruzamento da Avenida Antônio Cardoso com a Avenida dos Estados realizando os bloqueios. A alça de saída do Viaduto Adib Chammas, sentido Mauá, ficou fechada tendo o fluxo direcionado para Avenida Itamarati.

Alguns pontos onde houve alagamento foram liberados rapidamente, como Avenida Capitão Mário Toledo de Carmargo, Rua Erato, Avenida Santos Dumont, Avenida Antônio Cardoso e Viaduto Adib Chammas.

A Defesa Civil de Santo André atendeu os chamados pelos números 153, 199 e também pelo 4428-1700 e 4428-1704.

Algumas vias da Região foram encheram de água devido as fortes chuvas. Foto: Divulgação

Resgates

Durante o período dos alagamentos neste domingo, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizou o resgate de três crianças e dois adultos da enchente por volta das 17h. As equipes se deparou com um carro sendo levado pela correnteza na Praça 14 Bis e acionou o Corpo de Bombeiros.

Os passageiros do veículo estavam pedindo auxílio, pois o alarme de segurança foi disparado e todos os vidros foram abertos, causando desespero em todos que estavam dentro, principalmente nas crianças. Sendo assim, ambas as equipes retiraram os 5 integrantes do carro com sucesso. Todos os passageiros estão bem, sem queixas.

Com isso, foi realizado o cancelamento da solicitação na central do Corpo de Bombeiros, após término bem sucedido da ocorrência.

Na mesma região, um casal de idosos que estava preso em um carro foi resgatado por um veículo do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

queda de árvore

Defesa Civil do ABCD também registrou queda de árvores em várias cidades. Foto: Divulgação

 São Bernardo

A Prefeitura de São Bernardo informou que a cidade foi acometida por forte chuva na tarde deste domingo e o volume registrado nas últimas horas foi de, em média, 60mm. A previsão era de 10mm. Foram identificados cinco pontos de acúmulo de água na região central e algumas vias tiveram de ser interditadas temporariamente, mas todas já foram liberadas. Até o momento, duas quedas de árvores foram registradas, ambas no bairro Baeta Neves.

A prefeitura de São Caetano também disse que eram esperados para este domingo 8mm, mas foram registrados quase quatro vezes mais (31 mm). Além de algumas ruas alagadas houve queda de árvores.

 Outras cidades

Na cidade  de Mauá também houve queda de árvores e ruas alagadas no Centro, estação de trem e na região do Terminal Rodoviário.

Diadema não registrou ocorrências, enquanto Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra até o fechamento da reportagem não haviam dado retorno sobre as consequências das fortes chuvas.

estrada sapopemba

Estrada Sapopemba, em Ribeirão Pires, também ficou alagada. Foto: Reprodução/Redes Sociais