VOLTAR
  • Cidades
  • Diadema
  • Mauá
  • Ribeirão Pires
  • Santo André
  • São Bernardo
  • São Caetano

Chuva: Cidades do ABCD registram queda de árvores, muros e bairros sem energia

Casas foram destelhadas e houve queda da estrutura de tetos de estabelecimentos comerciais  

  • Árvores caíram em várias cidades do ABCD.
    Foto: TV São Bernardo
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/10/2024
  • Compartilhar:

Casas foram destelhadas e houve queda da estrutura de tetos de estabelecimentos comerciais

queda de árvores

Árvores caíram em várias cidades do ABCD. Foto: TV São Bernardo

As chuvas e os ventos causaram estragos nas cidades do ABCD, na noite desta sexta-feira (11/10). Houve queda de árvores e uma das principais reclamações foi a falta de energia elétrica nos bairros.  Alguns tetos de estabelecimentos comerciais desabaram.

Em Santo André, a forte tempestade que atingiu a cidade nesta noite teve rajadas de vento com mais de 80 km/h. Muitos bairros da cidade estão sem energia. Houve mais de 30 quedas de árvores, e algumas delas estão sobre a fiação da Enel, o que dificulta sua remoção e os trabalhos das equipes.

A Defesa Civil mobilizou equipes próprias e equipes emergenciais, Departamento de Manutenção de Áreas Verdes, Departamento de Gestão Ambiental, Departamento de Trânsito, para agilizar a liberação de vias e a remoção de árvores.

Caso algum munícipe esteja com algum problema causado pela forte ventania e precise de vistoria pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193. As equipes de emergência seguem por toda a cidade.

Chuvas fortes com rajadas estavam previstas. A Defesa Civil emitiu alerta à população na quarta-feira com validade até sábado.

Os moradores São Bernardo relataram queda de árvores. O teto do Atacadão da rua Marechal Deodoro desabou e o shopping Golden ficou sem energia por alguns minutos.

placa do atacadão

Placa do Atacadão Serraria, em Diadema, também caiu com os ventos.

No município de São Caetano do Sul, por volta das 19h50min de 11 de outubro, ocorreu uma precipitação pluviométrica de forte intensidade, acompanhada de rajadas de vento ocasionando queda de um muro, quedas de árvores e falha no fornecimento de energia elétrica. De acordo com a defesa civil municipal ocorreram cinco quedas de árvores em via pública, e pela rua Mariano Pamplona,383, e queda de um muro e de um poste de energia. Não houve registro de pessoas feridas ou edificações atingidas. Devido à queda de árvores sobre a via, que atingiu fiação elétrica, houve a interrupção temporária de energia nos seguintes bairros: Oswaldo Cruz, Nova Gerty, Santa Paula e Fundação. A concessionária de energia foi acionada e encaminhou equipes para manutenção e restabelecimento do fornecimento da energia elétrica.

Em Diadema registrou nesta noite desta sexta-feira quedas de árvores, casas destelhadas e muitos bairros ficaram sem energia elétrica por conta do vento e das fortes chuvas que caíram no ABCD. Houve rajadas de vento.

Um muro campo de Campo de Futebol do Casa Grande, conforme mostram vídeos que circulas nas redes sociais. O teto da padaria Macedo, que fica na rua São Bento, também caiu.

Muro do Campo de Futebol Casagrande desaba em Diadema

Muro do Campo de Futebol Casagrande desaba em Diadema durante chuva forte.

Na praça da Moça houve queda de árvores assim como na avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível.

Houve queda de 25 árvores, segundo o prefeito José de Filippi Júnior. Ele disse que tentará resolver essa situação ainda nesta madrugada de sábado (12/10).

Em Mauá,  foram 5 árvores caídas, sem maiores consequências. As equipes da SSU estão trabalhando na limpeza e Defesa Civil segue de prontidão e monitorando a cidade e as condições meteorológicas.

Em Ribeirão Pires, houve falta de energia em algumas regiões. Também teve queda de galhos de árvores, sem vítimas. Pequenas obstruções de via. Equipes da Defesa Civil, Trânsito e Segurança nas ruas, atendendo.

Falta de água

A falta de energia elétrica generalizada na Grande São Paulo  após a tempestade da noite desta sexta (11) afetou a distribuição de água  em regiões de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Caetano, Santo André,  Carapicuíba, Mauá, Cotia e Barueri. Dezesseis estações elevatórias  (equipamentos que transportam água para níveis geográficos mais elevados)  foram prejudicadas. A concessionária de energia foi acionada. A Sabesp  orienta aos moradores o uso consciente da água armazenada nas caixas  residenciais.

 Regiões afetadas

O abastecimento de água pode ser afetado nas seguintes regiões: Vila  Formosa, Jardim São Luiz, Capão Redondo, Parque Bologne, Interlagos,  Grajaú, Sapopemba, Cursino, Jardim Marilda, Jardim Atalaia, Vila Clara, na  capital; Vila Progresso, Miguel Ângelo, Vila Suíça, Gerassi e São Jorge,  em Santo André; Vila Gerty, em São Caetano; Vila Marchi, em São Bernardo  do Campo; além de trechos em Carapicuíba, Cotia e Barueri.

É importante o uso sem desperdícios do volume das caixas-d’água dos  imóveis e, se possível, a reserva até que o sistema de distribuição esteja  em operação integral. Os imóveis que possuem caixa-d’água com reservação  para no mínimo 24 horas de consumo, como determina o Decreto Estadual  12.342/78, devem sentir menos as intermitências no abastecimento.

Ocorrências e solicitações podem ser registradas na Central de Atendimento  pelo telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita), também pelo WhatsApp 11 3388-8000 e pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br.

árvore caída em São Bernardo

Cidades do ABCD registram queda de árvores, muros e bairros sem energia. Foto: