VOLTAR
  • Cidades

Telemedicina em S.Caetano inicia em 8 de agosto com mil atendimentos por semana

Anúncio foi feito pelo prefeito nesta sexta-feira durante mutirão de consultas especializadas do ProSaúde Fila Zero

  • Auricchio informou sobre o começo da Telemedicina durante mutirão de consultas especializadas do ProSaúde Fila Zero.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 29/07/2022
  • Compartilhar:

Anúncio foi feito pelo prefeito nesta sexta-feira durante mutirão de consultas especializadas do ProSaúde Fila Zero

prefeito Auricchio

Auricchio informou sobre o começo da Telemedicina durante mutirão de consultas especializadas do ProSaúde Fila Zero. Foto: Divulgação

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, anunciou nesta sexta-feira (29/05) que o serviço de Telemedicina começará oficialmente em 8 de agosto. “A partir do dia 8 a gente entra com a telemedicina, são mais mil consultas semanais. Nesta segunda-feira, dia 1º, começa o piloto. Algumas unidades vão estar trabalhando no sistema piloto para que dia 8, efetivamente, esteja aberto na rede”, disse o Chefe do Executivo durante um mutirão de consultas especializadas do ProSaúde Fila Zero.

O prefeito informou que com a Telemedicina a cidade ampliar a capacidade de atendimento e acompanhamento médico. A intenção é praticamente zerar a fila da demanda represada durante o período de pandemia.

O objetivo da nova ferramenta é complementar os atendimentos dos serviços do SUS por videochamadas, acompanhando e monitorando os pacientes de doenças crônicas, pós-cirúrgicos, pré-natal e neonatal, reduzindo filas e tempo de atendimento de consultas médicas, entre outros benefícios”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior.

O projeto inclui monitoramento, orientações, prestação de serviços médicos e realização de teleinterconsultas, com troca de informações entre médicos para fechar diagnósticos (os médicos receberão orientações de colegas especialistas, reduzindo a necessidade de encaminhamento do paciente a outros médicos), entre outras ações.

Mutirão

josé auricchio júnior

Prefeito Auricchio a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, participaram nesta sexta-feira do primeiro dia de mutirão de consultas com especialistas do Saúde nos Bairros. Foto: Divulgação

O prefeito Auricchio a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, participaram nesta sexta-feira do primeiro dia de mutirão de consultas com especialistas do Saúde nos Bairros, ação que faz parte do programa ProSaúde Fila Zero, lançado nos últimos dias. O programa foi realizado no Policlínico Gentil Rstom, no Bairro Nova Gerty.

Até dezembro será realizado um mutirão por bairro, nas unidades que têm maior demanda reprimida por consultas com especialistas. Em junho, o Saúde nos Bairros foi realizado na UBS Angelo Antenor Zambom.

As consultas são previamente agendadas respeitando as prioridades de espera com cada especialista. “Nesta edição estamos com algumas especialidades com alta demanda. Estamos abrindo cada vez mais canais de busca ativa para atendimentos dos pacientes que aguardam por consultas e exames. Devemos equilibrar nossa agenda até o mês de dezembro”, destacou o prefeito.

O mutirão está sendo realizado no Policlínico Gentil Rstom nesta sexta-feira (29/7) até 21h e sábado (30/7), das 8h às 12h.

A expectativa é de que a unidade atenda 700 agendamentos em dois dias, além dos atendimentos de rotina que realiza no dia-a-dia. “Estão sendo atendidas 18 especialidades de forma tranquila, com agendamentos e apoio de 23 médicos especialistas”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Além dos consultórios, estão funcionando também os trailers oftalmológico e odontológico. As especialidades que estão sendo atendidas são:  cirurgia cabeça e pescoço;  cardiologia; cirurgia geral; cirurgia plástica; cirurgia vascular; dermatologia; endocrinologia; hematologia; nefrologia; neurologia; ortopedia; otorrino; urologia; odontologia clínica geral; odontologia bucomaxilo; odontologia periodontia; oftalmologia adulto e infantil.

“Achei muito bom  o atendimento. Tudo perfeito. Minha filha quebrou os óculos e essa consulta veio em bom momento para que pudéssemos ter certeza do grau antes de fazermos um novo”, afirmou Patrícia Rocha Sheder, mãe da Flora Tieme Sheder Noguchi, de 9 anos, que passou pelo atendimento oftalmológico.

Até dezembro, as seis unidades com maior demanda represada, que totalizam 14.600 atendimentos, serão atendidas pelo Saúde nos Bairros na seguinte ordem: Angelo Antenor Zambom, Centro Policlínico Gentil Rstom, Amélia Locatelli, Caterina Dall’Anese, Nair Spina Benedicts e João Luiz Pasqual Bonaparte.

consulta médica em São Caetano

Até dezembro, as seis unidades com maior demanda represada, que totalizam 14.600 atendimentos, serão atendidas pelo Saúde nos Bairros. Foto: Divulgação

ProSaúde Fila Zero

Com o objetivo de diminuir a fila de espera e agilizar o atendimento a exames, consultas e cirurgias represadas pela pandemia, a Prefeitura de São Caetano do Sul lançou em 27 de junho o programa ProSaúde Fila Zero. Todos os atendimentos serão realizados por agendamento, respeitando as prioridades da fila e o tempo de espera pelas consultas, exames e cirurgias.