VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Teatro Municipal de Mauá recebe espetáculo “Canções Para Pequenos Ouvidos”

No próximo sábado a Orquestra Modesta chega a Mauá para única apresentação do espetáculo “Canções Para Pequenos Ouvidos”

  • Teatro Municipal de Mauá recebe espetáculo “Canções Para Pequenos Ouvidos”.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 13/09/2023
  • Compartilhar:

No próximo sábado a Orquestra Modesta chega a Mauá para única apresentação do espetáculo “Canções Para Pequenos Ouvidos”

“Canções Para Pequenos Ouvidos”

Teatro Municipal de Mauá recebe espetáculo “Canções Para Pequenos Ouvidos”. Foto: Divulgação

“Canções Para Pequenos Ouvidos” parte de uma premissa fundamental que é a simplicidade da música feita e tocada por palhaços, com arranjos modestos. Os temas das canções buscam a construção de uma dramaturgia que conduz o público de crianças e adultos numa viagem musical. Cada canção conta uma história, algumas trazem reflexões filosóficas, outras memórias afetivas comuns da infância, passando por diversos ritmos brasileiros e, claro, muitas brincadeiras e interação com a plateia.

A Orquestra Modesta é uma idealização de Fernando Escrich, experiente músico palhaço e premiado diretor teatral e musical, e de Elisa Taemi e Milena Marques, produtoras da Nascedouro Gestão Cultural. Apaixonados pelo carnaval e percebendo o crescimento da festa em São Paulo criaram em 2015 o show que busca resgatar o universo dos antigos bailes de carnaval para família, reunindo a cada ano um elenco de 11 palhaços-músicos de diferentes companhias dedicadas ao teatro infantil. Com 7 carnavais completados em 2023, a Orquestra Modesta já realizou 18 shows, atingindo um público de mais de 30 mil pessoas.

Em outubro de 2017, com um elenco reduzido, a Orquestra estreou “Canções para Pequenos Ouvidos”, seu primeiro espetáculo autoral, sob direção de Fernando Escrich e Anderson Spada. Escrich recebeu o Prêmio APCA 2017 como umas das personalidades que mais contribuíram para o teatro infantil de São Paulo no ano de 2017, sendo reconhecido por seu trabalho em várias peças e pela concepção, cenografia, direção musical, arranjos, atuação e co-direção artística de Canções. Também foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2017 na categoria Melhor Trilha Sonora Original.

Em 2018, a convite do Selo Sesc, lançou um CD homônimo com a gravação das canções do espetáculo e lançamento do disco em shows na Comedoria do Sesc Pompeia. O álbum contém 9 faixas e está disponível em todas as plataformas digitais, com ótima recepção de público e crítica musical. Em 2019, em continuidade à parceria com o Selo Sesc, foram lançados dois videoclipes em animação, dirigidos pelo ilustrador Cadu Macedo, aumentando a presença da Orquestra Modesta no universo digital.

A apresentação no Teatro Municipal, em Mauá, marca o encerramento de temporada de circulação pelo Edital ProAC Expresso de Circulação de Espetáculo Infantojuvenil, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, com apresentações prévias Caraguatatuba e Atibaia. A ocasião também marca a última apresentação no estado de São Paulo, depois de 6 anos circulando pelos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Bahia e Pará, com a marca de mais de 100 apresentações.

Sinopse: Um maestro, quatro palhaços e arranjos modestos. A premissa fundamental é a simplicidade da música feita e tocada por palhaços, em diversos ritmos e letras poéticas que conduzem o público a uma viagem musical, trazendo reflexões e memórias afetivas comuns da infância.

Duração: 60 minutos.

Classificação Indicativa: Livre

Ficha Técnica

Concepção, Cenografia, Direção Musical e Arranjos: Fernando Escrich

Direção: Fernando Escrich e Anderson Spada

Elenco:

Alexandre Maldonado: Brocolino

Débora Sanders: Tetéia

Sandro Fontes: Sandoval

Tereza Gontijo: Guadalupe

Vinicius Ramos: Clóvis

 

Iluminação: Giuliana Cerchiari

Técnico de Som: Leandro Simões

Figurinos: Marichilene Artisevskis

Produção Executiva: Nascedouro Gestão Cultural (Elisa Taemi e Milena Marques)

Redes Sociais da Orquestra Modesta

Facebook: facebook.com/orquestramodesta

Instagram: instagram.com/orquestra_modesta

YouTube: youtube.com/orquestramodesta

 

 Serviço

Dia 16/09, sábado, às 16h.

Teatro Municipal de Mauá – Endereço: R. Gabriel Marques, 353 – Vila Noemia, Mauá.

Ingressos gratuitos, com distribuição 1 hora antes da apresentação.

Acessibilidade: tradução em libras.

Projeto realizado através da contemplação no Edital ProAC Expresso 06/2022 – Circulação de Espetáculo Público Infanto-Juvenil no Estado de São Paulo.