Companhia de Santo André estreia peça online neste sábado
Com direção e adaptação de Flávio Marin, espetáculo da companhia andreense estreia em setembro com exibições online
Com direção e adaptação de Flávio Marin, espetáculo da companhia andreense estreia com exibições online
Prestes a completar 20 anos de trajetória, a companhia andreense Teatro Endoscopia estreia neste sábado (11/9), a partir das 20h, o espetáculo “A Farsa do Advogado Pathelin”, produzido com recursos da Lei Aldir Blanc – Edital Projetos da Secretaria de Cultura de Santo André.
Em razão da pandemia, a peça tem estreia online e gratuita pelo canal Teatro Endoscopia (YouTube) e pela página Espaço Cultural Teatro Endoscopia (Facebook); e segunda apresentação programada para 18 de setembro, às 20h.
Com direção e adaptação de Flávio Marin para a peça francesa homônima, que é considerada um clássico do teatro medieval, a companhia utiliza a linguagem do palhaço para contar a história de um advogado falido, Pathelin, e suas trapaças a fim de conseguir roupas novas para si e sua companheira Concheta.
A comédia tem no elenco Andressa Ferreira, Daniel Gregório, Daniel Sapiência, Diogo Guedes e Paula Martins, que se revezam na interpretação dos personagens. “A proposta estabelecida é de jogo – uma palhaçada que tem enredo, mas sempre pode estar aberta para improvisações”, conta o diretor.
Gravada no Céu Ana Maria, em Santo André, a montagem contou com processo de criação feito à distância, com cinco meses de ensaios e reuniões online para concepções de cenário, figurino, iluminação, trilha e fotografia, que remetem ao universo circense e à linguagem do palhaço.
Desde sua fundação em 2002, na Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT), a Teatro Endoscopia produziu 10 espetáculos, com participação em diversos festivais pelo Estado São Paulo e realização de temporadas em teatros do ABC e da Capital, como Espaço Parlapatões e Teatro Arena Eugênio Kusnet.
Ficha técnica
Produção executiva: Charanga da Alegria
Direção e adaptação: Flávio Marin
Elenco: Andressa Ferreira, Daniel Gregório, Daniel Sapiência, Diogo Guedes e Paula Martins
Cenografia: Daniel Sapiência, Elidy Moreira e Rodrigo Schoeps
Figurino: Elidy Moreira
Iluminação, operação de vídeo e fotografia: Andréa Iseki
Trilha sonora: Adonai de Assis
Direção e operação de áudio: Gustavo Martins
Direção de fotografia e operação de vídeo: Marília Lino
Design gráfico: Rodrigo Schoeps
Serviço
A Farsa do Advogado Pathelin – Estreia
Data: 11 e 18 de setembro (sábados), a partir das 20h
Exibições online pelo canal Teatro Endoscopia (YouTube) e pela página Espaço Cultural Teatro Endoscopia (Facebook)
Grátis – Classificação livre
p