Tarcísio lança campanha de multivacinação para crianças e jovens de até 15 anos

Mais visitadas

Para elevar a cobertura vacinal em todo o território paulista, imunização também vai ser feita em escolas e espaços de grande circulação

Tarcísio e Zé Gotinha
Governo de SP lança campanha de multivacinação para crianças e jovens de até 15 anos. Foto: Divulgação

O governador Tarcísio de Freitas lançou neste sábado (30/09), na capital, a campanha de multivacinação do estado de São Paulo, com o objetivo de elevar a cobertura vacinal em todos os 645 municípios paulistas aos níveis estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que todas as vacinas do calendário tiveram crescimento da cobertura nos primeiros três meses de 2023.

“Quando a gente está falando de vacinação, estamos falando de saúde e de realização de sonhos. Tornar esses sonhos possíveis proporcionando saúde para nossas crianças e jovens, mantendo erradicadas algumas doenças que já tivemos no nosso Brasil”, afirmou Tarcísio na abertura da campanha, em uma escola estadual na zona oeste da capital. Ele participou do evento ao lado dos secretários de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, e da Educação, Renato Feder, e do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

“É por isso que é importante a gente ter uma campanha de multivacinação contra a pólio, o sarampo e o HPV, que vai evitar o câncer de colo de útero. É importante demais esse ato que estamos fazendo aqui, simples, mas simbólico e que vai fazer a diferença na vida de muita gente”, reforçou o governador.

Entre os dias 30 de setembro e 31 de outubro, a campanha vai checar as carteiras de vacinação de todas as crianças e adolescentes de até 15 anos de idade para ver quais imunizações estão atrasadas ou necessitam de reforço.

A cobertura vacinal em São Paulo para diversas doenças está abaixo dos níveis ideais desde 2016. No entanto, os níveis voltaram a subir desde janeiro deste ano, em grande parte graças às campanhas e extensões de oferta de vacinas promovidas pelo Governo do Estado após a pandemia.

“A campanha ‘Vacina 100 Dúvidas’, que lançamos em março, respondeu as perguntas que muitas pessoas tinham e ajudou essas pessoas a decidirem pela imunização para si mesmas e para suas famílias. Esperamos que, levando a vacinação para além dos postos de saúde, vamos alcançar ainda mais pessoas e elevar a cobertura vacinal, prevenir doenças e proteger toda a população”, disse o secretário Eleuses Paiva.

A campanha vai oferecer imunizantes de poliomielite, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas pelo hemófilo b), varicela, HPV (entre 9 e 14 anos de idade), BCG (tuberculose) e covid-19.

O nível de cobertura considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde é de 90%. Vacinas como as de poliomielite e sarampo, que tinham cobertura abaixo de 80% desde 2021, chegaram neste ano a 85,9% e 89,9%, respectivamente.

Também neste sábado, Tarcísio anunciou que a imunização também poderá ser oferecida em escolas, locais com grande circulação de pessoas e áreas rurais, além dos mais de 5 mil postos de saúde dos 645 municípios paulistas. As estratégias de vacinação em cada cidade serão traçadas diretamente pelas prefeituras.

“Estamos muito contentes com a parceria junto à Secretaria da Saúde de São Paulo para essa campanha de vacinação. Será muito importante utilizar as escolas para que possamos chegar a 100% de nossas crianças vacinadas”, declarou o secretário da Educação.

Vacina 100 Dúvidas

O esforço do Governo de São Paulo para ampliar a cobertura vacinal foi homenageado pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) com uma placa comemorativa. A homenagem foi entregue a Tarcísio por Socorro Gross Galeano, representante da OPAS/OMS no Brasil, em reconhecimento ao sucesso da campanha Vacina 100 Dúvidas.

O site Vacina 100 Dúvidas (https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/) reúne as cem questões mais frequentes sobre as vacinas nos sistemas de busca e pesquisa da internet. O espaço oferece informações claras para desmistificar incorreções e fake news relacionadas à imunização, contribuindo para garantir a proteção de toda a população.

Mais publicações

Últimas publicações