VOLTAR
  • Política

Tarcísio confirma à Carla Morando que S.Bernardo terá Centro de Referência para Autismo

Além de confirmar a implantação do Centro para TEA em SBC, Tarcísio de Freitas articula  ampliar os serviços de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Estado

  • Governador Tarcísio de Freitas confirma à deputada Carla Morando que São Bernardo receberá o 1º Centro de Referência para Autismo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 11/04/2024
  • Compartilhar:

Além de confirmar a implantação do Centro para TEA em SBC, Tarcísio de Freitas articula  ampliar os serviços de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Estado

Carla Morando e Tarcísio de Freitas

Governador Tarcísio de Freitas confirma à deputada Carla Morando que São Bernardo receberá o 1º Centro de Referência para Autismo. Foto: Divulgação

Em audiência com a deputada estadual Carla Morando, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou que São Bernardo do Campo receberá o 1º Centro de Referência ao Tratamento da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Estado de São Paulo. Na reunião, que aconteceu nesta semana, no Palácio dos Bandeirantes, a deputada reiterou o pedido para a implantação do novo espaço que vai oferecer serviços voltados à orientação de pessoas com TEA e seus familiares sobre seus direitos, acesso aos serviços públicos, além de atendimentos com especialistas médicos, psiquiatras, psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais.

Esta é uma luta de Carla Morando juntamente com o seu esposo, o prefeito Orlando Morando. “Graças ao nosso trabalho conjunto com o Governo do Estado e o meu marido e prefeito Orlando vamos concretizar este sonho antigo das famílias das pessoas com autismo”, disse a deputada. “Será um local de acolhimento, levando serviços importantes para os autistas e suas famílias. Em nome de todos os TEAs da região, agradeço ao governador essa conquista”, citou.

São Bernardo foi a primeira cidade do Grande ABC a regulamentar a Lei Romeo Mion (Lei Federal nº 13.979, de 8 de janeiro de 2020), destinada à proteção dos indivíduos acometidos pela síndrome. A instalação do novo Centro vai complementar as ações desenvolvidas pelo município ao público autista, como a instituição da Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O documento garante prioridade nos atendimentos às pessoas com autismo e promove inclusão e visibilidade.

Além de confirmar a implantação do Centro para TEA em SBC, Tarcísio de Freitas, que lançou em 2023 o Plano Estadual Integrado para alinhar, articular e ampliar os serviços de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Estado, ressaltou que o Estado segue trabalhando para construir políticas públicas que sejam efetivas e que São Paulo seja referência na questão do transtorno do espectro autista.

Linha 20 Rosa do Metrô e mais demandas do Grande ABC e interior

Durante a audiência com o governador Tarcísio de Freitas, a deputada Carla Morando também destacou a importância da implantação da Linha 20 Rosa do Metrô e mais obras de mobilidade no ABC. “São projetos de grande relevância que estão avançando e vão conectar regiões, levando desenvolvimento para moradores e comerciantes”, disse a parlamentar.

Carla Morando também apresentou demandas dos setores atendidos na Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico para impulsionar o setor produtivo e gerar mais empregos para São Paulo e na Frente Parlamentar de Desenvolvimento Social que luta por investimentos para entidades sociais. “Estamos trabalhando todos os dias para melhorar a vida dos moradores de São Paulo. Muitas novidades estão por vir e estou otimista com o progresso que estamos alcançando neste trabalho com o Governo do Estado”, concluiu a deputada.