Taka Yamauchi e vereadores eleitos são diplomados em Diadema
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo
O prefeito eleito de Diadema, Taka Yamauchi, foi diplomado em Diadema nesta terça-feira (17/12). A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Os vereadores também foram diplomados.
A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. .
Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma consta o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.
Taka Yamauchi (MDB) derrotou o atual governante José de Filippi Jr. (PT) e foi eleito prefeito de Diadema com 52,59% de votos. O empresário garantiu a preferência de 116.003 eleitores diante dos 104.556 mil (47,41%) que optaram pela reeleição do petista. Ambos disputaram as urnas voto a voto após reeditarem a disputa do segundo turno de 2020, que sagrou Filippi como campeão.
A campanha de Taka foi marcada pela presença de políticos de peso como a do governador Tarcísio de Freitas, que subiu ao palanque do candidato unindo também adversários os históricos Orlando Morando (São Bernardo) e Paulinho Serra (Santo André).
Aos 46 anos, o prefeito eleito é pai de um menino e filho de imigrantes japoneses, engenheiro e pós-graduado em Administração e Gestão Pública. Empresário há 27 anos nos setores privado e público, foi secretário de Obras de Ribeirão Pires (2017 a 2020) e presidente da SPObras (2023 a 2024). Mora há 42 anos no bairro Casa Grande e é fundador da ONG Te Quero Bem e do Movimento do Bem.