Taka recebe governador em exercício e solicita implementação de AME em Diadema
Na oportunidade, o prefeito entregou ofício com solicitação de implementação de uma unidade de Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no local onde atualmente funciona o Quarteirão da Saúde
Na oportunidade, o prefeito entregou ofício com solicitação de implementação de uma unidade de Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no local onde atualmente funciona o Quarteirão da Saúde
Na visita conjunta à Rede Lucy Montoro, no Quarteirão da Saúde, prefeito Taka Yamauchi entregou ofício por um Ambulatório Médico de Especialidades (AME)
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, recebeu, nesta quarta-feira (08/01), o governador em exercício do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, e o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, em visita à Rede Lucy Montoro, localizada no 2º andar do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde Engenheiro Osvaldo Misso do município.
Na oportunidade, o prefeito entregou ofício com solicitação de implementação de uma unidade de Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no local onde atualmente funciona o Quarteirão da Saúde.
“Foi uma visita muito importante para reforçar o olhar de parceria com o governo estadual, com possibilidades de ampliar e melhorar os atendimentos das especialidades e a realização de exames para a população, com discussão de projetos importantes para o futuro da saúde”, afirmou o prefeito.
Participaram os prefeitos da região Gilvan Junior (Santo André), Marcelo Lima (São Bernardo), Guto Volpi (Ribeirão Pires) e Akira Auriani (Rio Grande da Serra), além da vice-prefeita, Andreia Fontes, secretários municipais, vereadores de Diadema e representantes da Fundação do ABC, que gerencia a unidade.
Os integrantes da comitiva conheceram as dependências da Rede Lucy Montoro, conversaram com pacientes e acompanharam uma demonstração do dispositivo robótico LokomatPro Sensation, o primeiro da rede pública estadual e o segundo da versão no país, utilizado na reabilitação de pacientes com dificuldades para caminhar.
Felicio Ramuth colocou o governo estadual à disposição de Diadema e tratou das possibilidades de ampliar os atendimentos de especialidades e das discussões para criação de um Departamento Regional de Saúde do ABC.
“O governador Tarcísio sempre diz sobre a importância dessa aproximação e do trabalho conjunto com os prefeitos, são eles que têm a sensibilidade do dia a dia da sociedade. Assim a gente consegue investir melhor os recursos do Estado, escutando os nossos prefeitos”, concluiu.
Parceria
A instalação da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em Diadema, em outubro de 2021, é resultado da parceria entre município, que cedeu o espaço para implantação, e governo do Estado, que instalou e mantém o serviço.
Por dia, são cerca de 90 pacientes/dia, com média de 300 atendimentos/dia em reabilitação visual e física.
Os pacientes chegam à Rede por meio do sistema de regulação estadual, o Siresp. Inicialmente, passam por triagem para avaliar quais profissionais farão parte da equipe de acompanhamento. Entre os serviços estão serviço social, psicologia, condicionamento físico, nutrição, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, ortoptica, pedagogia e orientação e mobilidade.
Cross
Durante a agenda, o governador em exercício falou sobre uma possível regionalização da Central de Regulação de Ofertas de Saúde (Cross), pleito histórico do Consórcio ABC ao governo estadual ao longo de mais de uma década e que consta do plano de prioridades estratégicas do órgão para 2025.
“O Cross é o sistema de regulação do Estado. Todos os atendimentos da rede estadual se dão através do Cross, onde o município aponta suas demandas, que são redistribuídas por meio dessa central. Com o avanço da regionalização e redistribuição dos atendimentos, a gente consegue ter um olhar regional ao Cross, sempre com respeito às filas e transparência”, disse Ramuth.
-
Cidades