VOLTAR
  • Esporte

Taekwondo realiza tour europeu e traz 11 medalhas para São Caetano

Atletas foram a quatro países e se destacaram nas competições dessa modalidade 

  • Taekwondo realiza tour europeu e traz 11 medalhas para São Caetano.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Redação
  • Publicado em: 25/10/2021
  • Compartilhar:

Atletas foram a quatro países e se destacaram nas competições dessa modalidade

atletas de Taekwondo de são caetano

Taekwondo realiza tour europeu e traz 11 medalhas para São Caetano. Foto: Divulgação/PSCS

Desde a década de 1990, São Caetano tem sido protagonista no esporte estadual e nacional, com conquistas anuais no vôlei, no judô e, principalmente, na pontuação geral dos Jogos Abertos do Interior. No entanto, este século XXI tem colocado São Caetano no patamar de a ‘cidade do taekwondo’, com medalhas e troféus em competições estaduais, nacionais e até internacionais.

Desde setembro, dez atletas e dois treinadores de São Caetano realizaram um tour europeu por quatro países (Rússia, Albânia, Sérvia e Holanda), trouxeram para a cidade 11 medalhas (2 ouro, 4 de prata e 5 de bronze) e ainda conquistaram pontos preciosos na disputa de vagas para as Olimpíadas de Paris, em 2024, através do ranqueamento mundial e olímpico.

“Foram competições de altíssimo nível, com taekwondistas bem ranqueados e nos demos muito bem. O que contam não são apenas medalhas, mas a experiência que muitos dos nossos garotos e garotas ganharam com uma viagem internacional desse porte”, explicou o técnico de São Caetano e da seleção brasileira Clayton dos Santos.

Coordenador de taekwondo da SELJ (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude), Marcelo Todaro ratificou as palavras do treinador e ressaltou o fato de que a equipe representou São Caetano na Europa. “Isso é o mais importante, por isso nosso agradecimento à Prefeitura, à secretaria de Esporte, ao SERC Santa Maria e à Associação de Pais Two Brothers Team. Essa estrutura só é possível se estes quatro pilares andarem na mesma direção, a de conquistas, e isso tem acontecido”, complementou Todaro.

Estrutura

O taekwondo de São Caetano conta com uma boa estrutura, segundo atletas, treinadores e dirigentes do esporte. Hoje, a cidade conta com 40 taekwondistas de alto rendimento, sendo que 28 tiveram o início de suas carreiras no PEC (Programa Esportivo Comunitário) e 20 desses atletas já defenderam ou ainda defendem as seleções brasileiras em todas as categorias: Infantil (9 a 11 anos), Cadete (12 a 14 anos), Júnior (15 a 17 anos), Sub21 (18 a 21 anos) e Adulto. Além disso, dois treinadores da equipe são, também, técnicos da seleção nacional.

Atualmente, o taekwondo de São Caetano conta com o número 1 do ranking mundial, Ícaro Miguel, e mais cinco atletas no top 20 da modalidade.