VOLTAR
  • Cidades

Surto de virose atinge mais de 2 mil turistas e moradores no litoral

Unidades de Saúde estão lotadas e faltam medicamentos nas farmácias

  • Surto de virose atinge mais de 2 mil turistas e moradores no litoral.
    Foto: Divulgação/ Prefeitura-Guarujá
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 03/01/2025
  • Compartilhar:

Unidades de Saúde estão lotadas e faltam medicamentos nas farmácias

PRAIA - GUARUJÁ

Surto de virose atinge mais de 2 mil turistas e moradores no litoral. Foto: Divulgação/ Prefeitura-Guarujá

O Guarujá enfrenta um surto de virose desde dezembro, com 2.064 atendimentos registrados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no período. A Prefeitura atribui o aumento de casos a fatores típicos desta época do ano, como altas temperaturas, aglomerações e descuidos alimentares.

Para atender à demanda crescente, três Unidades de Saúde da Família nos bairros Cidade Atlântica, Jardim dos Pássaros e Vila Rã estão operando em horário estendido, das 7h às 22h, até 5 de janeiro. As UPAs e Pronto-Socorros mantêm atendimento 24 horas.

Nas redes sociais, moradores e turistas relatam superlotação nas unidades de saúde e escassez de medicamentos em farmácias, especialmente para sintomas como náuseas, vômitos e diarreia. A Prefeitura não confirmou oficialmente a falta de remédios, mas reconhece o aumento na procura por atendimento médico.

Especialistas recomendam medidas preventivas, como higienizar as mãos regularmente, evitar locais com grande aglomeração e ter cuidado com a alimentação, consumindo apenas alimentos de procedência confiável. Em caso de sintomas, é importante buscar orientação médica e manter-se hidratado.

Nota da Prefeitura do Guarujá na íntegra:

“A Prefeitura de Guarujá informa que houve um aumento nos casos de virose no mês de dezembro, registrando um total de 2.064 atendimentos nas unidades de Pronto Atendimento. A Prefeitura salienta que o aumento no número de casos desse tipo é comum nesta época do ano, levando em consideração diversos fatores, como: temperaturas elevadas, aglomeração de pessoas e falta de cuidados com alimentação.

Para melhor atender esse tipo de situação, a Prefeitura estendeu o horário de três unidades de saúde no período de 28 de dezembro a 5 de janeiro, em caráter de plantão, devido ao alto número de visitantes no Município. São elas: Unidades de Saúde da Família dos bairros Cidade Atlântica (Avenida Atlântica, 1.070 – Enseada), Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25) e Vila Rã (Rua Maria Geralda Valadão, 1.114), que funcionam durante este período das 7 às 22 horas, intensificando o atendimento 24 horas já realizado pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto-Socorros (PSs).”