VOLTAR
  • Política

Superlotação em escolas de Mauá gera protesto e investigação no MP  

Servidores da Educação aprovam carta aberta à população e convocam manifestação para a esta terça-feira

  • Superlotação em escolas de Mauá gera protesto de servidores da Educação.
    Foto: Divulgação  
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/09/2023
  • Compartilhar:

Servidores da Educação aprovam carta aberta à população e convocam manifestação para a esta terça-feira

reunião de educadores no Sindserv

Superlotação em escolas de Mauá gera protesto de servidores da Educação. Foto: Divulgação

A superlotação em escolas de Mauá gerou investigação do MP (Ministério Público). Um inquérito Civil Público Promotoria de Justiça de Mauá e apura denúncias feitas por profissionais da Educação.

Além disso, o problema também é apontado por educadores, segundo informou o presidente do Sindverv (Sindicato dos Servidores Públicos). O sindicalista afirmou que há unidades de ensino que tem capacidade para 25 alunos es estão com 50.

“Já apontamos o problema e mesmo assim a Prefeitura não tomou providências. O governo precisa se mancar, pois fica contando história  bonita de que a educação é exemplo, mas não é bem assim e os problemas são graves. Iremos ao Ministério Público para participar de audiência e contar como está a  realidade em nossas escolas. A situação  está bem complicada, principalmente para os profissionais que não conseguem trabalhar direito com tanta criança para cuidar. O governo diz que reforma as escolas, mas não cria novas salas de aulas para comportar mais crianças”, criticou o  dirigente sindical.

Em assembleia geral, realizada na última quarta-feira (13/09), na sede do Sindserv, os trabalhadores da Educação aprovaram a carta aberta que será entregue a toda população sobre a situação precária da rede municipal de ensino. Os educadores aprovaram também a realização de um protesto, na próxima terça-feira (19/09), na Câmara Municipal.

Após a leitura da carta, os servidores da educação aprovaram por unanimidade o documento que será reproduzido e entregue aos pais e responsáveis pelos alunos da rede municipal e à população em geral. O objetivo é chamar a atenção para problemas como superlotação de salas de aula, falta de profissionais suficientes, condições precárias de trabalho, entre outros.

Protesto

Apoiados pelo Sindserv, os educadores e demais servidores estão convocando os colegas irem à Câmara Municipal, nesta terça-feira (19/09), a partir das 14h, para realizar um protesto que visa chamar a atenção dos vereadores para a situação da educação infantil.

“A Justiça tem concedido muitas liminares e o problema tem se tornado muito sério. Vamos tentar também uma reunião com o juiz para expor os problemas”, concluiu Jesomar.

A prefeitura, comandada pelo prefeito Marcelo Oliveira (PT), foi procurada nesta sexta-feira (15/09), mas até o fechamento da reportagem neste domingo (17/09) não retornou. O secretário da Educação da cidade é José Luiz Cassimiro.

Veja a carta aberta feita por educadores:

carta

Carta aberta de educadores de Mauá.