VOLTAR
  • Cidades

Sto.André tem projeto para remover 1.777 famílias que moram ao lado da Represa

MDV denunciou nesta semana que casas construídas no Parque Miami, perto da Represa Billings, tem esgoto correndo a céu aberto

  • Presidente do MDV, Virgílio Alcides de Farias, filmou famílias que moram com esgoto e água da represa Billings correndo na porta das casas.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 06/06/2019
  • Compartilhar:

MDV denunciou nesta semana que casas construídas no Parque Miami, perto da Represa Billings, tem esgoto correndo a céu aberto

 

meio ambiente

Presidente do MDV, Virgílio Alcides de Farias, filmou famílias que moram com esgoto e água da Represa Billings correndo na porta das casas. Foto: Divulgação

 

A Prefeitura de Santo André afirmou por meio de nota que existe projeto de Urbanização do Núcleo Pintassilgo, para a remoção de famílias que moram no Parque Miami, ao lado da Represa Billings, mas que ainda não tem recurso financeiro para a execução. “Oficialmente, dentro do Plano Municipal de Habitação, são aproximadamente 1.777 famílias a serem removidas destas áreas”, informou.

A reposta da Prefeitura acontece depois que o presidente do MDV (Movimento em Defesa da Vida), Virgílio Alcides de Farias, divulgou nesta semana vídeo em que mostra casas construídas do lado da Represa Billings, com esgoto correndo a céu aberto na frente dos imóveis.

“Quanto a questão das famílias que estão morando na Represa Billings, a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Santo André informa que a Prefeitura fiscaliza as áreas de mananciais e beira da Represa e mapeia as construções irregulares em área publica. Com isto, trabalha com projetos para urbanização destas áreas (quando a lei permite) e de remoção de outras, onde esta segunda é normalmente a mais frequente visto que a legislação Ambiental hoje não permite a ocupação destas áreas”, informou.

De acordo com a Prefeitura, essas ocupações apontadas pelo Movimento em Defesa da Vida são antigas, anteriores à lei. “O município quando reconhece estas ocupações irregulares passa a tratar dentro de seu déficit habitacional estas remoções”, afirmou.

O presidente do MDV acredita que a atuação do Poder Público deveria ser preventiva. “É mais barato e probo evitar a degradação, deixam invadir, depois eleitoreiramente dizem que não tem dinheiro para recuperar. Deve ser cobrado da Emae (Empresa metopolitana de Águas e Energias), que é a administradora da Billings. Aquelas ocupações estão dentro da Represa. Vou fazer representação junto ao Ministério Público, sei que aquela região está no projeto PAC Pintassilgo para remoção desde 2012, e nada foi feito”, concluiu Virgílio.