VOLTAR
  • Cidades
  • Santo André

Sto.André registra 5 casos de bactéria que causou surto de pneumonia na China

Município andreense registra surto de pneumonia causada pela bactéria Mycoplasma pneumoniae entre alunos da mesma escola

  • Santo André registra 5 casos de bactéria que causou surto de pneumonia na China.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 02/01/2024
  • Compartilhar:

Município andreense registra surto de pneumonia causada pela bactéria Mycoplasma pneumoniae entre alunos da mesma escola

médico

Santo André registra 5 casos de bactéria que causou surto de pneumonia na China. Foto: Divulgação

Santo André teve um surto de pneumonia causada pela bactéria Mycoplasma pneumoniae a mesma que vem sendo registrada na China. Todas as crianças infectadas na cidade andreense frequentam a mesma escola. A Prefeitura confirmou cinco casos, sendo que outros dois ainda estão em investigação. O nome da instituição de ensino não foi revelado.

Esse microrganismo levantou um alerta de saúde na China por conta do crescimento significativo nos casos de internação pediátrica.

Casos de pneumonia

Os casos de internação das crianças de Santo André ocorreram nos dias 18 de novembro e 15 de dezembro. As crianças ficam hospitalizadas por um período entre 4 a 20 dias. A divulgação sobre o surto foi feita por um pai.

De acordo com o Boletim do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) do último dia 26, as crianças têm entre 3 e 4 anos. Apesar de hospitalizadas, elas estão bem.

Mycoplasma pneumoniae

A Mycoplasma pneumoniae é uma causa conhecida de pneumonia que atinge principalmente em crianças. Ela não costuma gerar casos graves e é tratada com antibióticos. No entanto, devido ao aumento da resistência bacteriana aos remédios, em alguns casos é preciso internação em hospital.

Recentemente, por causa da elevação dos casos de pneumonia na China (desde maio), a OMS (Organização Mundial da Saúde) informou que vai monitorar de perto a situação.

Como infecção pela bactéria não tem notificação obrigatória no Brasil, ainda não há dados detalhados sobre o número de casos registrados até o momento.

A prefeitura de Santo André emitiu uma nota oficial sobre o caso e confirmou os cinco casos, além de outros dois que aguardam o resultado dos exames.

Lei a íntegra da nota

“A Secretaria de Saúde informa que em cinco crianças foi detectada a bactéria Mycoplasma pneumoniae e outras duas crianças estão aguardando resultado laboratorial.

As cinco crianças diagnosticadas já receberam alta, e as outras duas ainda estavam internadas evoluindo bem de acordo com a última atualização.

A Vigilância Sanitária esteve na escola onde as crianças estudam e realizou inspeção sanitária que busca identificar, avaliar e intervir nos fatores de riscos à saúde. Também foi dado início à investigação epidemiológica para avaliação dos casos”.