11 de agosto de 2022

Sto.André recebe prêmio nacional por trabalho com gestantes em situação de rua

Mais visitadas

Iniciativa realizada pelo Consultório na Rua já havia sido reconhecida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo

Consultório na Rua - gestantes
Santo André recebe prêmio nacional por trabalho com gestantes em situação de rua. Foto: Divulgação

A equipe do Consultório na Rua da Saúde Mental de Santo André conquistou o primeiro lugar do Prêmio Atenção Primária Forte: Caminho Para a Saúde Universal. A premiação, que chega à terceira edição, foi promovida pela Opas (Organização Pan-americana de Saúde), OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde), dentro da 17ª Mostra “Brasil Aqui Tem SUS”.

Em março, a equipe já havia sido premiada por amostras de experiências exitosas do Prêmio David Capistrano, organizada pelo Cosems/SP (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo), como parte da 18ª Mostra “Experiências Exitosas”.

“Santo André mostra ao Brasil o SUS que dá certo. O SUS promotor de equidade. O SUS promotor de vida saudável”, comemora o secretário de Saúde, José Police Neto.

“Agradeço à toda equipe que esteve comigo nesse trabalho. Estamos muito felizes e orgulhosos”, disse o encarregado técnico do Consultório na Rua, Antônio Rinaldo Pagni.

Os autores do trabalho ainda conquistaram o prêmio ‘Ideia SUS 2022’, concedido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição nacional de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas.

“Com todas as dificuldades enfrentadas durante a pandemia e, com muitas pessoas que, infelizmente, perderam plano de saúde e migraram para o SUS, conseguimos avançar e mostrar que o sistema de saúde dá certo, ampliando as ações de cuidado da nossa gente”, disse o diretor geral da Secretaria de Saúde, Victor Chiavegato.

O trabalho foi desenvolvido pela equipe formada pelo encarregado técnico Antônio Rinaldo Pagni, psicóloga Carla Leonel Rocato, médica Deborah de Oliveira Macuso, agente redutor de danos José Félix de Oliveira, enfermeira Maureen de Alencar Filone e técnica de enfermagem Maria do Carmo do Nascimento.

“Na semana que o Brasil se chocou com a noticia de que uma mulher foi violentada sexualmente no momento do parto, temos em Santo André o outro lado e a cidade recebendo dois prêmios por uma experiência exitosa, uma linha de cuidado, um modelo de atenção verdadeiramente cuidadoso e humanizado às mulheres de rua, invisíveis no seu cotidiano, discriminadas e violentadas por tantas vulnerabilidades sociais. Os prêmios tornam-se um símbolo de luta, resistência e esperança de um SUS forte, produtor de equidade e direitos humanos”, afirma a coordenadora de Saúde Mental, Marinês Santos Oliveira.

O trabalho premiado está disponível no YouTube, no link https://youtu.be/heGnAptAowo.

Entrega de Prêmio Atenção Primária
Consultório na Rua é reconhecido por meio de prêmio entregue na quinta-feira. Foto: Divulgação/PSA

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações