ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Política

Sto.André publica decreto para transferir imóveis abandonados à Prefeitura

Município tomará iniciativa com base em lei federal; Paço aceitará denúncia sobre a existência de imóveis urbanos privados ocisosos

Gislayne Jacinto
Última atualização: 11/08/2018 12:38
Por Gislayne Jacinto
Publicado 11/08/2018
Compartilhar

Município tomará iniciativa com base em lei federal; Paço aceitará denúncia sobre a existência de imóveis urbanos privados ocisosos

imóveis abandonados
Paço de Santo André vai transferir para o município  imóveis particulares que estão ociosos. Foto: Divulgação/PSA- Alex Cavanha

A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Santo André publicou neste sábado (11/08) decreto que permitirá à Prefeitura arrecadar imóveis particulares que estejam abandonados na cidade. A medida tem como base legislação federal que autoriza este tipo de procedimento quando proprietários não demonstram interesse em conservar seu patrimônio, e será adotada de acordo com critérios previstos na lei.

“Com a publicação do decreto, a Prefeitura passa a ter legitimidade jurídica e física para manutenção destas áreas abandonadas, minimizando os impactos e consequências de diversas ordens, como criadouros e proliferação de dengue, por exemplo, além da ocupação irregular, aumentando a segurança pública”, explicou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Santo André, Fernando Marangoni.

De acordo com a Prefeitura, a legitimidade para iniciar o procedimento de arrecadação do imóvel fica sob competência da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária e qualquer denúncia, notícia ou informação sobre a existência de imóveis urbanos privados abandonados será encaminhada ao Departamento de Regularização Fundiária da pasta, para avaliação.

“Este tipo de iniciativa reforça a velocidade, rapidez e eficiência com que Santo André vem aplicando suas ações na área da Habitação, a exemplo dos 15 processos de regularização, já com base na nova legislação de regularização fundiária”, complementou o secretário Fernando Marangoni.

O proprietário notificado no endereço cadastrado no Banco de Dados Municipal (BDM) terá prazo de 30 dias, contado da data de recebimento da notificação, para se manifestar. Havendo reivindicação no transcorrer de três anos, este deverá efetuar o ressarcimento prévio, e em valor atualizado, de todas as despesas que eventualmente forem realizadas pela Prefeitura, inclusive tributárias, em razão do exercício da posse provisória.

Novas moradias

O decreto tem como base a o artigo 1.276 da Lei Federal nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), combinado com o art. 64 da Lei Federal nº 13.465, de 11 de julho de 2017. “A recuperação de imóveis abandonados permite à Prefeitura ampliar a produção de habitação de interesse social. É uma importante medida para dar destinação a estes espaços que estavam ociosos e garantir moradia e dignidade às famílias que aguardam por regularização na nossa cidade”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Tags:abandonadosdecretoimóveisPaçoprefeiturasanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior baile No mês de aniversário, baile da terceira idade reúne mil pessoas
Próximo artigo desconto Ribeirão Pires tem festival de cerveja artesanal nestae fim de semana

Últimas notícias

ROMU prende condenado a 62 anos de prisão por abuso de vulnerável na Vila Marchi, em São Bernardo
14/12/2025
Perda de controle causa batida frontal entre Citroën C3 e VW Polo na Rua Javri; 3 vítimas foram para o CHM e 3 foram para hospital particular
Colisão grave na Vila Assunção deixa 6 feridos em Santo André
14/12/2025
lixo na rua Sante Battistini
Marcelo Lima anuncia fim do “ecosujo” no Batistini, em São Bernardo
14/12/2025
76 vagas de emprego no Posto Atende Fácil Ribeirão Pires para a próxima semana
Atende Fácil de Ribeirão Pires oferece 50 oportunidades de emprego
14/12/2025
Chácara Silvestre, em São Bernardo, ganha iluminação especial e vive sábado de festa no ‘Natal Solidário’
Chácara Silvestre, em São Bernardo, ganha iluminação especial e vive sábado de festa no ‘Natal Solidário’
14/12/2025

Recomendadas

Santo André realiza primeiro festival de talentos de pessoas com deficiência
Santo AndréCultura e Lazer

Santo André realiza primeiro festival de talentos de pessoas com deficiência

14/12/2025
São Bernardo inaugura novo Centro Aquático do Batistini com 750 vagas gratuitas
São BernardoCidades

São Bernardo inaugura novo Centro Aquático do Batistini com 750 vagas gratuitas

14/12/2025
Primeira-dama Jessica Roberta entrega 26 mil itens a 22 instituições parceiras do Fundo Social
Santo AndréCidades

Primeira-dama entrega 26 mil itens a entidades parceiras do Fundo Social de Sto.André

14/12/2025
Câmara de São Caetano aprova abono para professores com uma escala de R$ 350 a R$ 1.100
São CaetanoPolítica

Prefeito de São Caetano comenta abono para professores e fala de novos benefícios em 2026

13/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?