A Prefeitura de Santo André deu início neste domingo (06/02) às obras do Complexo Viário Santa Teresinha, maior intervenção viária das últimas décadas realizada na cidade. O projeto prevê a criação de alças elevadas que vão eliminar os cruzamentos da Avenida dos Estados, além de quatro novas pontes e três novos viadutos, melhorando a fluidez do tráfego na região. Uma das pontes será em estrutura metálica, voltada ao uso exclusivo de pedestres e ciclistas.
A obra vai reduzir o tempo de viagem dos motoristas que trafegam nos dois sentidos do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e o segundo subdistrito. Além disso, um parque linear será feito sob os novos viadutos. Chamado de Parque Urbano Santa Teresinha, o novo espaço vai funcionar na Praça Samuel de Castro Neves, local onde o prefeito Paulo Serra esteve na manhã deste domingo para assinar a ordem de serviço de início das obras do complexo viário.
“Essa obra é muito representativa. É muito significativa do ponto de vista da integração, de acabar com esse negócio de cidade dividida. Santo André vai ganhar uma nova passagem direta entre o primeiro e o segundo subdistrito, impactando de maneira positiva esta região que concentra o maior fluxo de veículos na cidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
As intervenções, que fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável, incluem também a recuperação estrutural do Viaduto Castelo Branco, por onde passam cerca de 94 mil veículos por dia.
O investimento total nas obras será de R$ 146 milhões, considerando o Complexo Viário Santa Teresinha, a criação do Parque Urbano e a recuperação do Viaduto Castelo Branco. O montante faz parte de um pacote de intervenções de mobilidade que conta com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Santo André obteve financiamento de US$ 25 milhões junto ao BID e investirá outros US$ 25 milhões. Uma das obras que utilizou estes recursos foi a duplicação do Viaduto Adib Chammas, entregue em dezembro de 2020.
“Realizar obras de mobilidade é sempre um grande desafio e esse projeto do Complexo Viário Santa Teresinha nos ensinou muito, nos mostrou a importância de a gestão pública ter compromisso. São quase sete anos desde as primeiras tratativas do projeto, período em que superamos todas as etapas burocráticas para tirar a obra do papel”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Carlos Bianchin.
Além de beneficiar diretamente moradores de bairros próximos como Santa Teresinha, Jardim e Campestre, com a criação de uma nova conexão entre o primeiro e o segundo subdistrito, a construção do complexo viário vai reduzir o tempo de viagem para motoristas com origem ou destino a São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Mauá.
Além disso, será beneficiada indiretamente toda a população que é atendida pelo grande fluxo de transporte urbano de cargas estabelecido pela ligação entre o eixo da Avenida dos Estados e a Rodovia Anchieta.
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